Yahoo! Implementará OpenID oficialmente permitindo login único para 150 Milhões de usuários

Standard

OpenID é um conjunto de protocolos e especificações que, quando implementado, permite o uso de um único nome de usuário e senha para diversos sites. E como diz o nome, é um protocolo aberto. Do tipo que gostamos, com documentação completa e implementação de referência. No momento temos por lá alguma coisa perto de 9000 sites permitindo o login com sua openid.

A partir de 30 de Janeiro, o Yahoo! vai permitir que seus 150 Milhões de usuários, possam logar em qualquer um daqueles 9000 sites, usando sua identificação do Yahoo!

Para o Yahoo! a jogada é estratégica, para o projeto OpenID é um impulso extraordinário. Para você, simplifica muito a vida. Imagine, em lugar das suas 2340 senhas, você só vai precisar memorizar uma. Pelo menos assim será se o OpenID realmente se tornar um padrão de login.

A notícia original trás um link para um rumor sobre o Google, a IBM e a Verisign também estarem estudando a possibilidade de adotar o protocolo OpenID. Se for verdade, meio mundo terá adotado esse protocolo, o resto (leia-se Microsoft e derivados) ou vai no barco ou fica cada vez mais isolado.

Se quiser entrar no barco, pode já fazer uma conta no Yahoo! (acho que é isso que eles querem.Será?) ou usar um dos diversos serviços gratuitos para isso, eu tenho conta no MyOpenID.

Notícia Original: