Yahoo! Escancara

Standard

O Yahoo! é o maior responsável pela adoção e difusão do PHP como linguagem de programação web e ao longo do tempo tem sido um dos maiores, se não maior, utilizador de divulgador de software livre e de código aberto. No dia 24 de abril de 2008 eles deram um passo a mais. Escancararam.

Em um artigo no blog o Yahoo! Developers Network foi lançado o  Yahoo! Open Strategy ou Y!OS. Liberando a maior inciativa de código e informações abertas que esse pobre blogueiro que vos escreve teve notícia.

Segundo o artigo: Toda a experiência e ativos do Yahoo! a disposição para que meros mortais possam criar tecnologia usando o conteúdo e as bibliotecas de desenvolvimento do Yahoo!. A tradução não é literal, mas o sentido é esse.

Eu falei conteúdo? Isso mesmo, conteúdo. Um dos três principais tópicos destacados no artigo é justamente a criação de uma única plataforma social com as ferramentas do Yahoo!. Leia-se e-mail, calendário, vídeos, flickr e etc. Para que você possa integrar nos seus aplicativos criando um aplicativo realmente social.  Uau!.

O resto do artigo é uma evolução das atitudes que o Yahoo! já vinha tomando a muito tempo. Uniformização da interface e das bibliotecas de desenvolvimento.

O primeiro comentário do artigo resume exatamente a primeira coisa que eu pensei. “Isto me parece com um pesadelo de segurança esperando para começar’. Ou coisa parecida. E é verdade. Se tomarmos só 50% do que o artigo diz como sendo verdade e acreditando que realmente vá ocorrer a chance de uma quebra de segurança de dados é enorme.

Independente dos eventuais problemas de segurança, essa iniciativa me soou muito bem. Há anos que tenho problemas com integração de dados nos aplicativos que construímos por aqui na Thyamad. Recentemente as coisas estão ficando mais simples e se esse papo do Yahoo! for para valer, vão ficar mais simples ainda.


Creative Commons License photo credit: acme

Eu sei, eu sei existem iniciativas parecidas com essa vindo de todos os lugares. Mas, eu já falei de conteúdo? Imagine, integrar semanticamente o conteúdo do Yahoo! em um aplicativo de CRM? Uau!

É claro que tudo pode ser apenas uma jogada para fazer a Microsoft ficar ainda menos disposta a comprar o Yahoo! mas isso, só o tempo dirá.