Wolfram|alfa por Wolfram

Standard

O mais interessante motor de busca dos últimos anos explicado pelo gênio que criou o Mathematica e o próprio Wolfram|alfa.

Como diria meu amigo Jack: Vamos por partes!

wolframO Mathematica, se você não estudou ciências exatas, é um software de simulação algébrica. Ou pelo menos começou assim há 33 anos. Hoje, é uma plataforma de desenvolvimento de algoritmos que permite desde a solução de equações simples até complexas simulações de matemáticas de previsão do tempo ou inteligência artificial.

Há bem da verdade, o Mathematica é um daqueles softwares que fez história, tem uma fama e qualidade inegáveis mas que você simplesmente não precisa mais. Você pode usar, por exemplo, o SCILab, um programa de código aberto e gratuito com as mesmas capacidades do Mathematica e pode ser utilizado com os mesmos propósitos, com o mesmo trabalho, com os mesmos resultados e sem nenhum custo extra.

Se você me permitir, serei honesto, só um pouco para não acustumar. Um grande amigo meu, doutor em matemática que já estudou e trabalhou tanto com o Mathematica quando com o SCILab me garantiu que o último é 85% compatível com o primeiro. O SCILab, inclusive, roda muitas das simulações do MathLab diretamente sem nenhuma alteração. Muitas, mas não todas.

O Wolfram|Alfa, por outro lado, não é exatamente um site de busca. Trata-se de um sistema novo, nunca visto anteriormente de buscar e sitentizar informações diversas sobre tópicos. Pode, por exemplo, encontrar citações baseadas em referências, valores de elementos químicos, informações diversas sobre metais, distância entre cidades, previsão do tempo, clima, evolução de equações etc… etc… etc… Nenhuma relação com o que fazermos no Google nem com a Wikipédia. Algo novo. Relacionamento semântico de informações.

Talvez seja o primeiro site público e aberto que realmente consegue extrair informações interessantes de forma semântica. Só vendo para entender.  Para fazer o artigo sobre o Lítio, eu fiz uma busca por Lithium, clique aqui e veja o resultado.  Deu para entender? Não? Então tente os exemplos do próprio Wolfram|Alfa. Não se preocupe, você vai gastar algum tempo até entender este serviço mas, não é este o propósito deste artigo. Não quero ensinar a usar o Wolfram|Alfa.

Toda essa introdução foi apenas para indicar um link para uma aula online do próprio Wolfram ensinando como usar o serviço e explicando os conceitos envolvidos no desenvolvimento.

A aula pode ser encontrada no VideoLecutres em inglês e vale o tempo que custa se você está no mercado internet. A aula, observe que eu escrevi aula, é dada pelo próprio Stephen Wolfram.