Wikipedia: Espantando as moscas

Standard

Ontem você leu que o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales está sendo acusado de corrupção por um ex amigo/funcionário.

Hoje a internet está fervilhando de artigos sobre a acusação. A situação está se complicando em várias direções. Desde acusações de edições inapropriadas nos conteúdos da Wikipedia até desvio de dinheiro puro e simples.

Como isso vai demorar e provavelmente afetar de forma permanente a relação dos editores da Wikipedia com a fundação, vou focar nas coisas palpáveis e, sempre que tiver notícias vocês também terão.

Metendo a mão na grana.

Essa é a acusação mais forte que paira sobre a cabeça do Sr. Wales. Mas, até agora, tudo que temos disponível é acusação e, ao que parece, essa acusção não vai se sustentar.

Florence Devouard, presidente da fundação declarou em uma entrevista ã Associeted Press que as despesas são verdadeiras. Ou seja, o Sr. Wales realmente gastou uma pequena fortuna em jantares, massagens e outros mimos. E realmente pediu reembolso dessas despesas.

O que faz a coisa mudar de figura é que segundo a Sra. Devouard, a Wikipedia não fez o reembolso e nem fará o reembolso de qualquer despesa pessoal.

Por outro lado… sempre tem um outro lado. Uma matéria do Silicon Alley reporta uma declaração da Sra. Sue Gardner garantindo que o Sr. Wales nunca foi reembolsado de nenhuma despesa pessoal ou pediu reembolso para esse tipo de despesa.

Leiam com cuidado essa matéria. Na primeira parte a Sr. Devouard garante que a despesa ocorreu mas que não foi reembolsada. Na segunda a Sra. Gradner garante que a desepesa não foi reembolsada e que nem foi pedido o reembloso. A matéria do Silicon Alley tenta botar água na fervura mas acho que acabou complicando mais.

Gente! Vamos combinar direito. Ou o pedido de reembolso aconteceu e ele foi negado ou a Fundação Wilipedia não tem como saber que a despesa existiu.

3 thoughts on “Wikipedia: Espantando as moscas

  1. Thiago Firmo

    Porra velho, o dinheiro é dele ele fundou a porra toda. Se não fosse ele, nao teria nem esse dinheiro.
    isso deve ser coisa de de amigos (da onça) que queriam esse dinheiro.

  2. Oi Thiago, obrigado por sua colaboraçào

    Isso só seria verdade se a Wikipedia não fosse uma fundação sem fins lucrativos.

    Se fosse uma empresa, nada disso teria nenhum sentido. Contudo, concordo com você, as denúncias são coisa de quem ficou fora do bolo. O que não quer dizer que não sejam importantes.

    Se as pessoas não acompanharem, denunciarem e punirem dentro em breve teremos ongs que pegam dinheiro para ajudar pessoas com aids e depois dão festas, churrascos e viagens de lazer para seus executivos.

    Espere…ISSO JÄ ACONTECE!!!!!

Comments are closed.