Web 3.0 a web semântica mais perto de você

Standard

A palavra semântica refere-se ao estudo do significado em todos os sentidos de um termo. A web semântica será aquela em que teremos acesso aos significados, além das palavras, relacionando esses significados de forma transparente ao usuário.

Aí do lado, na barra lateral você vê um pequeno exemplo de uma tentativa capenga de dar sentido a web. As etiquetas que comecei a usar e desisti. Atualmente essas etiquetas dão muito mais trabalho que funcionalidade. E o relacionamento entre elas e o conteúdo do meu site ainda tem que ser feito na mão.

Hoje, enquanto me atualizava um pouco com essa tecnologia, encontrei uma postagem deveras interessante dando conta do lançamento pela Reuters do projeto OpenCalais.

Me interessou imediatamente. Primeiro por ser uma api aberta que pode ser usada tanto comercialmente quanto pessoalmente. Segundo por que eles já começam usando SOAP, RDF, XML e HTTP Post ou seja, meio caminho andado para integrar com aplicativos php. 🙂 Terceiro e não menos importante: A Reuters.

A Reuters é uma das mais antigas e prestigiadas agências de notícias que andam por ai. Conteúdo para fazer criar os links e achar os significados é o que não falta para eles.

Na página de documentação dá para ver que o uso da API é simples as respostas diretas. Segundo eles, será possível encontrar até resultados do tipo “fulano que trabalha na empresa tal”.� Assim que tiver um tempo testo. Se alguém testar antes ficaria muito feliz em saber dos resultados.