Você lembra da Química do Segundo Grau? Vai! Confessa! Se o seu professor fizesse isso você teria aprendido alguma coisa.

Standard

O artigo saiu no Wired Science que evito de comentar aqui já que o site é muito lido. Mas esse vale a pena.

Em 1973, Thomas Briggs e Warren Rauscher, então professores de ciência do equivalente ao nosso segundo grau demonstraram essa reação. Demonstração aqui, em inglês. O fato concreto (descupem, eu não resisto) é que até hoje a dita reação é tema de estudos. Novo paper aqui. Se alguém comprar e me enviar, eu traduzo e mando de volta. 🙂

Curioso? Aperte o play no vídeo a seguir.

3 thoughts on “Você lembra da Química do Segundo Grau? Vai! Confessa! Se o seu professor fizesse isso você teria aprendido alguma coisa.

  1. Pablito

    É uma reação química muito interessante, que talvez seja difícil descobrirmos como fazer.

    Mas já que o assunto é química, alguém aí lembra daquela reação que ocorre na piscina, tipo, os caras vem com uma bacia (que eu estou tentando descobrir até hoje o que tinha dentro…) e quando jogam na piscina uma névoa de fumaça encobre toda a piscina em segundos. Se alguém aí souber ou achar a fórmula, ficaria muito grato em saber.

    Abraços !!!!!!!

  2. Olá Pablito, todo o processo dessa reação está descrito no link em inglês, com todos os dados necessários a reprodução do efeito.

    Eu lembro desse vídeo que você falou… vou procurar e posto assim que achar.

    Obriado por ler o DePijama.

Comments are closed.