Voado em uma Supernova

Standard

Cientistas do MIT fazem o render de dados obtidos do Chandra X-Ray Observatory em uma animação 3D de um vôo em torno de uma supernova que explodiu 330 anos atrás.

A animação começa com uma visão da estrela de neutros remanescente da explosão e percorre toda a nuvem gasosa resultante em um vôo rápido porém excitante. Na notícia origina existe uma declaração da astrofísica Tracey DeLaney garantindo que essa animaçao é especial por não ser uma visão artística.

Existe uma outra animação disponível no site do Chandra-X, mais simples e mostrando apenas a velocidade de expansão da nuvem remanescente da explosão da supernova. Eu disse apenas? Deixe eu colocar isso um pouco melhor: Mostrando  a expansção de uma supernova ao longo do tempo com dados e imagens reais. Acho que melhorou!

A estrela em questão é a Cassiopeia A (CAS A), a maior e mais ativa fonte de  Radio  externa ao sistema solar e uma das mais novas supernovas em nossos céus. Pelo menos é isso que se acredita já que não há registros diretos da sua explosão.

Notícia Original