Vida Longa e Prospera Spock de Vulcano! Planeta Vulcano pode existir!

Standard

Há anos os autores da série Jornada nas Estrelas usaram a estrela Epsilon Eridani como a estrela em torno da qual estaria orbitando nada mais nada menos que o planeta Vulcano. Planeta Natal do lógico Sr. Spock. Na verdade, por estar relativamente próxima Epsilon Eridani é um campeão em termos de preferência.

Trata-se de uma estrela relativamente nova, os cientistas calculam que tenha mais ou menos 1/5 da idade do nosso sol e já há algum tempo sabemos que orbitam essa estrela três planetas gasosos gigantes, um deles mais o menos a mesma distância que Jupter está do nosso sol.

I shall do neither
photo credit: dickuhne

Os resultados mais recentes das análises feitas nos dados do NASA Spitzer space telescope provaram a existência de um cinturão de asteroides, similar ao nosso, orbitando a 480 milhões de Kilometros de distância da estrela e um cinturão de cometas ainda mais remoto.

Causou espanto a presença de “cinturões” livres de poeira estrelar também orbitando a Epsilon Eridani. O que levou o astronomo Massimo Marengo do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics in Cambridge a declarar: “Nós ainda não o vimos, mas sendo um sistema estrelar tão parecido com o nosso, deve existir planetas semelhantes ao nosso”.

Humm.. sistema estrelar novo, planetas idem… se reproduzirmos exatamente o que aconteceu por aqui.. teríamos um planetinha instável orbitando em uma região do espaçoi ligeriamente confortável e sendo bombardeado por milhares de asteróides todos os anos… Vulcano? Não!!!  Mas que passou perto passou!.

Link Original.