Vacas apontam para o norte

Standard

Um time de pesquisadores da Universidade de Duisburg-Essen na Germany  liderados por Sabine Begali publicaram um trabalho afirmado que, com o uso e anãlise das imagens do Google Earth, foram capazes de descobrir um sentido magnético na orientação das manadas de vacas e veados.

Dito assim parece engraçado, mas não é.

van de wal in de sloot
Creative Commons License photo credit: hans s

Há anos os pesquisadores tentam explicar o motivo das manadas de vacas e veados estarem sempre apontando na mesma direção. Calor, vento e mais uma centena de explicações foram apresentadas mas, aparentemente, esse posicionamento tem relação com o campo magnético da terra.

Mais recentemente ainda, o mesmo time de pesquisadores descobriu que a presença de linhas de transmissão de alta tensão altera o posicionamento das madadas.  Se comprovada essa alteração no comportamento dos animais na presença destas linhas de transmissão (grande campos eletromagnéticos) ficaria mais sólida a hipótese de um sentido eletromagnético até então descolhecido nestes mamiferos.

O que  a notícia orginal não comenta, nem o paper é se esse efeito é notado nos dois hemisférios do planeta ou se é uma exclusividade das vacas do hemisfério norte. Isto é importante por que a medida que vamos eliminando os outros fatores possíveis em busca de uma razão única para esse fenômeno, poderemos entender como o campo magnético influí em nossos comportamentos coditianos.

Até agora nenhuma notícia sobre a cura do cancer.