Usando Wi-Fi para ver através das paredes

Standard

Pesquisadores da Universidade de Utah acreditam que podem usar o padrão de propagação de redes wireless para identificar pessoas e movimentos através das paredes.

Morra de inveja SuperHomem!

Vendo através das Paredes com wifiLiderados por Joey Wilson e Neal Patwari os pesquisadores criaram uma técnica chamada de imagens tomográficas por variação de rádio que permite a recuperação de imagens, ainda em baixa resolução, através de paredes, usando as ondas de rádio das redes 802.15.4. Para este estudo o uso das frequências específicas deste padrão do IEEE produziu imagens com resolução suficiente para a detecção de movimentos. O padrão em questão foi desenvolvido tendo em vista automação residencial e permite a disperção e penetração necessárias para a aplicação da técnica.

A idéia é simples. O sinal que chega em um determinado ponto receptor é o resultado de todos os possíveis caminhos percorridos pelas ondas desde o transmissor até o receptor. Qualquer variação de volume no caminho das ondas provoca uma variação neste sinal. Se pegarmos vários receptores é possível escrever uma equação que permita montar, usando as quedas de sinal resultantes, um mapa das variações volumétricas no caminho percorrido pelo sinal. Em outras palavras ver através de qualquer coisa. Ainda em baixa resolução.

Os dados até agora obtidos foram o resultado de uma rede de 34 receptores e, toda a parafernália necessária custou menos de cem mil dólares. Ainda em baixa resolução. O trabalho original pode ser encontrado aqui, em inglês.

Todos os dias vemos notícias que, de uma forma ou de outra, levam a extinção um dos mais raros e caros valores do ser humano: A PRIVACIDADE. Como sou adepto da teoria da conspiração, imagino que já devam existir equipamentos militares que usem transmissores de frequências específicas e já consigam resoluções muito melhores. Coisa de filme. Pobre dos seus segredos.