Usando o Linux para poupar energia.

Standard

Ainda na linha dos aplicativos de monitoração do sistema, Além do top e do LatencyTop temos mais um que merece destaque: o PowerTop.

O PowerTop é um aplicativo que permite identificar qual (ou quais) aplicativos estão consumindo em demasia a pobre bateria do seu Laptop. E bateria nunca é demais, mesmo com as novas tecnologias que andam por ai, poupar bateria faz bem para o bolso e para o planeta.

Desde a versão 2.6.21 do kernel que algumas características do sistema foram alteradas para garantir a manutenção da cpu em estado de baixo consumo o maior tempo possível (timer tick). Desde sempre, o Kernel teve um relógio interno que a cada um milésimo de segundo – dependendo da arquitetura – “interrompia” (falta de termo melhor) a cpu. Muito útil para a percepção da passagem do tempo e um pesadelo para sistemas que devem poupar energia.

O sistema usado hoje, dinâmico, evita interromper a CPU sem um bom motivo. Contar a passagem do tempo não é um bom motivo. Permitindo que a mesma fique em estado latente, consumindo pouco ou quase nada, mais tempo. Mas, como nem tudo são flores no jardim de Alice. Existem diversos processos no Kernel e nos programas que você executa que podem botar � gua nesse chopp e ficar cutucando a CPU sem necessidade.

A função do PowerTop é combinar as diversas informações do Kernel sobre os processos em execução em uma tela de fácil visualização permitindo que você encontre o culpado e possa tomar alguma atitude, tais como: não usar o infrator, avisar aos desenvolvedores e em último caso sentar no meio fio, chorar e chamar alguém que entenda do riscado para otimizar sua máquina.

O PowerTop vai funcionar melhor em máquinas com a tecnologia Intel Mobile e, dentre as informações disponíveis, a que deve chamar sua atenção é o Wakeup por seconds que indica quantas vezes sua cpu está sendo cutucada a cada segundo. Um número baixo é bom. O site informa que o com o Gnome rodando completo 3 Wakeups é o número a ser perseguido.

tela do powertop com um wakeup de 193

Para instalar no Ubuntu:

# sudo apt-get install powertop

Esse processo para ser executado precisa das permissões de root então não esqueça de usar o sudo ou de logar como root.