Uma geladeira movida a fogo!

Standard

Empresa de investimento e um grupo de pesquisadores de Staford desenvolvem um sistema refrigerador de baixo custo, movido a fogo de fogão. ou lenha, que pode ajudar bilhões de pessoas  terem acesso a refrigeração e conservação de alimentos e vacinas.

happy
photo credit: ^Vanessa^

Adam Grosser é um empreendedor, destes que fazem falta por aqui. Com boas idéias e coragem para investir nas idéias próprias e alheias. Trabalhando com pesquisadores da Universidade de Stanford ele desenvolveu um gaz que permite a criação de um sistema de refrigeração sem propano, freon ou querosene e é mantido com o uso que qualquer fonte de calor. Inclusive o sol ou o fogo que é usado para cozinhar alimentos.

O refrigerador consiste de um pequeno dispositivo que contém um gás não tóxico de baixa pressão que, uma vez aquecido, deve ser deixado em repouso por uma hora. Depois disso ele começa a retirar calor do ambiente levando uma área restrita a temperaturas abaixo do ponto de congelamento e mantém essa temperatura por até 24 horas. O ambiente de congelamento pode ser um pequeno receptáculo hermético ou um buraco no chão, sem grandes alterações no rendimento do dispositivo.

Produzido em larga escala o dispositivo de ter o preço final abaixo dos US$ 30,00.

Em 2007 Adam apresentou seu dispositivo no TED disponível aqui.

Notícia Original.