Um pequeno passo em direção ao Raio Trator

Standard

Pequeno mesmo, nanométrico.

Se você é fã de StarTrek, do Capitão Kirk e do Senhor Spock, já sabe do que estou falando se não podemos dizer que o raio trator é um feixe de energia capaz de mover objetos a distância. Pura ficção científica mas, como alguém já disse: O que um homem pode imaginar outro pode realizar.  Acho que foi Júlio Verne quem disse isso.

A Universidade de Tel Aviv acaba de publicar um paper sobre uma pinça ótica holográfica ou HOT (Holographic Optical Tweezers) um sistema ótico que pode manipular até 300 nanopartículas de cada vez. Tais como pequenos fragmentos de cristal ou polímero componentes de nanomáquinas demasiadamente pequenos para serem manipulados com ferramentas mecânicas.

A ideia não é nova, foi concebida ainda na década de 80 do século XX e prototipada no final da década de 90 do mesmo século.  O ineditismo da equipe liderada pelo Dr. Roichman está no uso de novos materiais que permitem mais eficiência as pinças. Estes materiais absorvem pouca energia isolando melhor o feixe de fótons o que resulta em um dispositivo mais eficiente.

Matéria original em inglêsl.