Um novo testamento de 1600 anos online

Standard

Poucos livros possuem uma história mais controversa e obscura que a bíblia cristã. Ao longo dos séculos o texto foi mantido sobre o controle de poucos iniciados, manipulado de acordo com interesses políticos e traduzido para centenas (se não milhares) de idiomas sem critério histórico ou teológico. Ainda assim, o ocidente vive de acordo com o que está escrito neste livro.

codex sinaiticusUm projeto online, o Codex Sinaiticus, oferece uma oportunidade rara: A possibilidade de ler um dos mais antigos manuscritos contendo o novo testamento, online, em grego antigo e/ou traduzido para o inglês.

A bíblia em questão está escrita em grego, contém o novo testamento completo e boa parte do velho testamento, encontrado em 1859 por Constantin von Tischendorf, a soldo do império russo. Mais trade o manuscrito seria vendido a biblioteca britânica.

Contemporâneo do consílio de Nicéia, que alguns acreditam ter sido o consilio que definiu quais evengelhos fariam parte da bíblia, o Codex Sinaticus pode ser a primeira edição da bíblia como a conhecemos hoje.