Tudo que você precisa saber sobre Pinterest

Standard

Se você ainda não sabe a coisa mais quente do momento na internet é um novo serviço, com características sociais, que, em pouco mais de um mês passou de 10 milhões para 17 milhões de usuários, segundo a Experian Hitwise uma empresa especializada nessas coisas de entender o que se passa no mundo online via estatísticas. Não é pouca coisa. Imagine o quanto isso pode influenciar seu sucesso online.

O que é Pinterest

Trata-se de um quadro de avisos online, onde você pode pregar (pin) seus recados, destacando as imagens e, seus seguidores, e todo o resto do planeta, podem comentar, re-pregar (repining) ou gostar (like). Pouco espaço para blá-blá-blá e um design lindo que destaca as imagens e acaba capturando os usários pela beleza da coisa. Rápido, simples, eficiente e, por enquanto, nenhum anúncio. Os  anúncios tardam, mas não falham. Obviamente, a imagem que você destacou possui um link que leva direto a uma página de comentários e estatísticas dentro da própria Pinterest e desta página para a página original. Em resumo, trata-se de um “caramba gostei deste artigo” a nível mundial, quase um StumbleUpon sob esteróides.

Para fazer parte da festa, ainda precisa de convite. Você pode tentar direto no www.pinterest.com ou comentar o tweet deste artigo no @depijama, todos os que comentarem e seguirem o @depijama, serão convidados. Só para enfatizar, precisa comentar e seguir!!!

imagem da home da Pinterest

Trata-se de um trabalho sério, feito por gente que entende de internet, basta você arrastar um link para a barra de favoritos do seu navegador e não precisa nem visitar o site para marcar (pin) seus sites preferidos. Basta clicar no dito link que uma janela se abre e pronto, você classifica comenta e distribui a imagem. Quem gostar lhe segue, comenta ou re marca (reprega?? repin??) seu pin (post? destaque?) Deus, nestas horas o português parece mais um código secreto!

A Pinterest é um gerador de tráfico

As pessoas adoram imagens, o Facebook e o Flickr que o digam. Mais que isso. As pessoas gostam de compartilhar. Visualmente é mais fácil, uma imagem é mais importante que 1000 palavras. Não é esse o ditato. Na internet é mais verdade ainda, ninguém tem tempo de ler todos os artigos que são indicados e escolher pela imagem é rápido, simples e divertido. Parou!!!! Preciso me policiar e parar com essa mania de Luiza Helena e usar três adjetivos para tudo.

Pinterest gera mais tráfego que o Google+

Além disso, as imagems acabam servido como fonte de inspiração. Brincando com a esposa mostrei uma foto de umas cenouras especiais para a Páscoa feitas de Cheetos. Dá para Acreditar? De pronto ela tirou a idéia de um artigo e … Pode olhar aqui

Ou seja, se você está na chuva do relacionamento social, é melhor se molhar na Pinterest. É claro que o pobre blogueiro que vos escreve já está lá, assim como a Marta Stuart e mais uma penca de gente antenada.

Como usar a Pinterest

Como já dissse, tem o tal do linkzinho da barra de favoritos. Além disso, existem aplicativos oficiais para o iPhone e iPad e não oficiais para o Android, plugins para o Chrome e Firefox. Eu que sou da área fiquei com o linkzinho, muito oficial, e não quiz me aventurar com plugins, sabe Deus.  Até aqui morreu o Neves, esta é a coisa física. O verdadeiro uso está na alavancagem de tráfico e vendas.

Já existem alguns cases (perdõem o sacrilégio) de sucesso do uso da Pinterest, nos estates e outros exteriores seguidores de Shakespeare:

  1. How Pinterest can be Effective for a Carpentry Blog
  2. Case study: How a UK Flooring Company is using Pinterest
  3. 7 Examples of Brands that Pop on Pinterest
  4. How Chobani Use Pinterest to Sell Yoghurt

Que servem de base para entender o fenômeno antes de arriscar sua amada marquinha em uma nova rede social. Uma vez estudado você deve:

  • Adicionar um botão de Follow me on Pinterest no seu site (Já viu? Aquela coisa discreta no alto desta página? O treco em vermelho!)
  • Promover sua conta no Pinterest nas suas outras redes sociais. Tente achar minha linha do tempo no Facebook e veja o que tem lá.
  • Marque sua presença com um concurso ou promoção. Confesso, eu escrevi estas dicas…
Gente mais esperta que eu, diz que devemos seguir pessoas que nos sigam. Não gosto desta estratégia nem no Twitter, imagine na Pinterest mas, quem sou euzinho, pobre blogueiro para discutir.
Se você realmente pretende usar a rede profissionalmente, se torne um curador, seja especialista em um assunto e as pessoas interessadas vão seguí-lo. Na verdade, esta é a chave para o sucesso e, sem dúvida a Pinterest consolida em uma ferramenta três fortes tendências recentes: Redes Sociais, compartilhamento de imagens e a função de curador. Se conseguir juntar os três terá sucesso. Escolha rápido, os espaços são poucos.
Antes de escolher talvez fosse interessante saber que, na última estatística, 83% dos usuários eram mulheres, estiveram na faculdade e têm entre 35 e 44 anos (pelo menos este é o grupo maior entre as mulheres).  Há um lindo infográfico aqui.
Por último, mas não memos importante, você pode usar a Pinterest só por prazer. Se não me engano foi Bertrand Russel quem disse que o tempo gasto com prazer não é tempo gasto.

4 thoughts on “Tudo que você precisa saber sobre Pinterest

  1. Felipe Comunello

    Sou da UFPPR, Frank tu me conheceu Hoje
    na aula de tarde na turma de gestão de informação de matemática
    queria pedir o convite ou algo assim do pininterest
    e a(s) apostila d matemática que você comentou
    tambem o curso em ingles de mandarim(chines)
    Obrigado = ] tenha uma boa noite até amanha!

Comments are closed.