Três passos simples para mudar o Brasil

Standard

Já falei sobre democracia antes, aqui, aqui e aqui. Mas, com o congresso prestes a aprovar uma lei eleitoral que só interessa aos políticos, empossados ou não. Não custa lembrar. Podemos mudar o pais com três simples passos:

photo credit: kian1

  • Primeiro precisamos de um sistema de identificação nacional, com todos os números que representam o cidadão em todos os diversos níveis de governo substituídos por um número único, de preferência integrado com um sistema de identificação biométrico.

Já há projetos para isso no congresso, que tal unificar estes projetos em um só e resolver isso. Um único documento, um número de identificação. Como sou ambicioso já sugiro o ipv6.

  • Segundo precisamos mudar o artigo da constituição que garante o direito do povo enviar projetos de lei para o congresso de forma a permitir que esses projetos possam ser enviados por meio eletrônico e as assinaturas de apoio possam ser recolhidas também por meio eletrônico.

Hoje você precisa de um milhão de assinaturas. Só em papel em valores de hoje custa mais de R$100.000. Eu não posso fazer isso, você não pode só eles podem.

  • O terceiro passo também implica em emenda constitucional. Os projetos enviados pelo povo devem ter prioridade sobre toda e qualquer outra atividade do legislativo.

Pronto, com isso fechamos a pauta. Se o povo mandar um projeto, para tudo e vota. Simples assim.

Não acredito em revolução, o povo morre, as pessoas morrem, vidas são destruídas e tudo o que resta são os políticos no poder fazendo a mesma coisa que fazem a milhares de anos. Acredito sim em evolução. Este é um processo lento, porém evolucionário, dará tempo de criarmos estruturas ainda nem imaginadas para organizar as pessoas e permitir a participação direta do povo no legislativo até que ele não seja mais necessário.