Trekkies regozijaivos: Existe o alumínio transparente.

Standard

A criação de um novo estado da matéria leva ao aparecimento do alumínio transparente, previsto em uma cena antológica de Jornada nas Estrelas IV — A volta para casa, pelo engenheiro Scotty.

star-trek - Scotty usando o mouse em Jornada Nas estrelas IV

A equipe do Professor Justin Wark do departamento de física da Universidade de  Oxford acaba de publicar um paper sobre uma técnica revolucionária cujo efeito colateral, até agora, é a produção de alumínio transparente. O paper, que será publicado esta semana na revista Nature Physics relata que um pulso de laser arrancou um elẽtron interno de cada átomo de alumínio sem danificar a estrutura cristalina do metal tornando-o relativamente transparente a radição ultravioleta.

“O que nós criamos é um estado da matéria completamente novo…” disse o entusiasmado professor e continuou ressaltando que o aluminio transparente é apenas o início e que as implicações desta tecnica podem levar ao entendimento da mecânica das estrelas e mesmo a viabilizar a fusão nuclear como fonte de energia.

A descoberta só foi possível graças ao descobrimento de uma nova fonte de radiação, 10 bilhões de vezes mais brilhante que a luz emitida pelos syncrotons o FLASH laser (Flash de Free-electron LASer). Este acelerador de partículas produz pulsos extremamente curtos de Raio X de baixa intensidade (os soft x-ray ou, alguma coisa entre 0.12 to 12 keV).

A equipe internacional liderada pelo bom professor focalizou esse feixe de energia em um ponto com diâmetro menor que um vigẽsimo do diâmetro de um fio de cabelo, concentrando a energia. Neste ponto, o alumínio tornou-se transparente.

Transparente sim mas apenas por 40 femtosegundos (1 fs = 1×10-15s). Não parece muito? Fique tranquilo, este é só o começo e os novos estados da matéria, todos, sofrem deste mal. Quando era garoto pequeno no Rio de Janeiro, o cara depijama aprendeu que existiam três estados da matéria. A última vez que contou já eram 6, com esse são 7. 🙂

A referência trek é óbvia para os fãs. Em uma das melhores cenas da história do universo de Jornada nas Estrelas, Scotty, sugere a criação do alumínio transparente. Infelizmente, não é possível incluir o trecho original neste artigo, mas você pode vê-lo aqui.

Uma última palavra sobre alumínio transparente. Existe uma liga cerâmica chamada ALONtm, extremamente resistente, com alumínio em sua composição que há alguns anos é chamada de alumínio transparente. Se analizarmos a cena de Scotty com cuidado, veremos que o que ele está propondo é uma liga e não um novo estado da matéria. Mas, o cara depijama acha que alumínio, para ser transparente, tem que ser alumínio primeiro. 🙂

Notícia Original