Trekkies regozijaivos 2: Um passo mais próximo do Holodeck

Standard

Está acontecendo em New Orleans a Siggraph deste ano.  A Universidade de Tokyo está apresentando a primeira versão do que, um dia será conhecido como Holodeck.

Na Siggraph de 2008, os pesquisadores da Universidade de Tokyo,Masafumi Takahashi, Kei Nakatsuma, Hiroyuki Shinoda apresentaram uma técnica de display baseado em ultrassons direcionados que criam um campo de pressão ultrassônico que permite ao usuário sentir o espaço vazio usando o tato e interagir com um computador através destes estímulos.

Não entendeu? Simples, os caras concentraram um feixe de ultrassom em uma região do espaço esse feixe estimula sua mão e você o sente. Quando você muda o angulo dos feixes, por exemplo movendo sua mão, o computador percebe. Viu? Simples!

Agora eles resolveram dar um passo além.

Usando um projetor lcd sobre um espelho côncavo eles projetaram imagens em 3d sincronizadas com os feixes de ultrassom. Ou seja, você pode ver, sentir e interagir com objetos em 3d que não estão fisicamente na sua mão.
Holodeck?

O cara depijama diz que este projeto está para os holodecks assim como as calculadoras eletrônicas de tubo nixie para o computadores atuais. O cara depijama é muito otimista e está de bom humor hoje.

Um paper, em inglês, com mais detalhes pode ser visto aqui.