Terremoto no Japão, vazamento nuclear e malucos de plantão atacam na internet

Standard

Já temos o boato do dia, correndo toda a internet de forma avassaladora. Por enquanto, uma bobagem sem tamanho. A foto a seguir está pipocando em centenas de blogs, fóruns, sites de mídia social e o escambau como sendo um vazamento do Wikileaks. Não caia nessa.

falloutmap2

Nenhum site minimamente respeitável publicou nada sobre isso. A comissão de energia nuclear americana não divulgou nada, oficialmente. O  Wikileaks não vazou nada, pelo menos não na página principal do site, que hoje pode ser encontrado clicando-se no link a seguir: Wikileaks.

Mas, sempre fica uma dúvida no ar, principalmente quando a boataria é tão bem montada. Pode ser verdade? Poderia um vazamento nuclear no Japão afetar as Américas do Norte e Central? Estamos correndo perigo?

Os Ventos no Pacífico, no Hemisfério Norte

A imagem a seguir é uma captura do site stormsurfing.com que tem uma modelagem da previsão de ventos para as próximas 200hs no hemisfério norte. Clique na imagem para ver a animação.

surf

 

O que dá para deduzir é que: O quê venta por lá não venta por cá. Então se for verdade nós tupiniquins ainda estaremos seguros.

A Quantidade de Radiação

A quantidade prevista para chegar na costa americana seria 25 vezes maior que a dose permitida por ano para trabalhadores de usinas atômicas nos EUA. Então sim, para os EUA e para o Canadá, justamente em uma das áreas mais densamente povoadas a Califórnia. Seria um problema muito, muito grande.O Hawaii, por exemplo, teria que ser evacuado. A boataria já dá conta que as farmácias já estão sem a substância necessária a prevenção.

Mas vamos ver isto com um pouco mais de cuidado

 

Exposição a radiação:

0-50 rads –Nenhum efeito óbvio a curto prazo

80-120 rads – 10% de chance de ter náuseas e vômitos

130 -170 rads – 25% de chance vômitos e outros sintomas.

180-220 rads – 50% de chance of vômito e efeitos físicos severos

270-330 rads – 20% de chance de morrer em 2 semanas. Ou se recupera em meses.

400-500 rads – 50% de chance of morrer.

550-750 rads – Náusea em poucas horas, nenhuma chance de sobreviver.

> 1000 rads – Incapacitação imediata e morte em uma semana ou menos.

Dependendo do tipo da radiação, um rad pode ser igual a 5rem ou a 20rem. Para fazer a conversão da unidade do mapa para a unidade desta tabela teríamos que ter o fator Q. Pensando no melhor, pegue os dados da imagem e divida por 20 e teremos alguma coisa perto de 3rads chegando na costa americana. 

Um rad determina a quantidade de energia absolvida por um grama de tecido. Trata-se de uma unidade de concentração. Como algumas formas de radiação são mais eficientes que outras para transformar energia temos o Rem. O rem é um rad multiplicado pelo fator de qualidade Q. Para o raio x o Q é igual a um para a radiação alfa o Q é igual a 20.

A Quantidade de Reatores

Por fim, e mais importante, na imagem do boato, aparecem quatro reatores vazando. Temos notícia de um. Confirmado. Outro com problemas e 11 desligados. Os reatores desligam automaticamente a qualquer tremor. Não temos nenhuma confirmação de problemas em nenhuma outra usina. Nenhuma outra área foi isolada além do entorno da usina de Fukushima.

 

Normalmente tento nem comentar artigos que são suspeitos, como esse, mas resolvi dar minha opinião aqui para tranquilizar minha própria consciência e meus milhares de leitores. Mas, principalmente para levantar o tópico. Talvez, algum especialista leia e resolva comentar esta possiblidade.

 

Se você quer ficar informado do que se passa no Japão, sem boatos e sem manipulação consulte os seguintes sites:

 

Ps. Quem diria que um dia eu escreveria: meus milhares de leitores? Muito Obrigado a todos, por lerem o DePijama. Temos hoje 1500 pessoas visitando o site todos os dias. Passo de mil são milhares. 🙂

One thought on “Terremoto no Japão, vazamento nuclear e malucos de plantão atacam na internet

Comments are closed.