Sucesso em mídias sociais. Conheça estas três ferramentas

Standard

Dia destes meu amigo Diogo do Macacosmemordam me deu uma aula sobre mídias sociais. Sendo esta minha área de pesquisa, acho que está na hora de retribuir o favor.

Para ter sucesso nas mídias sociais

Até agora só conhecemos dois segredos capazes de fazer alguém ter sucesso nas mídias sociais:

O primeiro vale tanto para o mundo virtual quanto para o mundo real. Se o problema é vender, apareça. Marketing é fundamental e valem todas as regras. Qualifique sua audiência, interaja com seus consumidores e respeite. Respeite muito. Este artigo não é sobre este segredo, nem sobre a necessidade primaz de ter conteúdo em tudo que você faz, principalmente no mundo virtual. Deixo isto para outro artigo mas, se tiver dúvidas, pode começar lendo sobre Content Marketing;

Voltando a vaca fria, o segundo segredo é saber usar a internet e não ser usado por ela. Para isso existem algumas ferramentas que podem diminuir seu esforço e aumentar sua produtividade. Ai vai uma lista atualizada de ferramentas interessantes que podem ser incluídas no que você aprendeu quando leu você e sua rede social.

Buffer, trata-se de um aplicativo que agenda seus artigos para o Twitter, Facebook e Linkedin, para o horário onde você terá maiores chances de ser lido. Ou de que algém interaja com você. Pode ser a diferença entre o ostracismo e o sucesso. Usava, até pouco tempo o Timely. Agora estou esperimentando o Buffer, porque ele tem agendas diferenciadas por serviço e um aplicativo para o Android.

Iftt, o nome é horrível (if this then that, se isso então aquilo) mas a ferramenta é fantástica. Você pode automaitazar praticamente qualquer coisa na internet ao seu favor. Postar no Twitter e Facebook ao mesmo tempo? Fácil. Tudo o que você tem que fazer é escolher o twitter com This e o Facebook como That.  Ou, automatizar o Google Reader e o Google + para postar no Twitter e Facebook? Fácil mas vai precisar do Zipl. Este último, o Zipl, permite que você crie uma feed rss com seus artigos no Google + e com este feed você pode postar no Twitter, Facebook, etc.. usando o iftt. Quer salvar suas imagens do Facebook automaticamente no Dropbox? Já está até pronto lá no Iftt.

bit.ly Este é o melhor compressor de urls disponível por ai. Além de ser muito fácil de integrar com outros serviços como o Buffer, por exemplo, ele apresenta um resumo estatístico dos cliques nos seus links compartilhados, que serve como indicador da sua capacidade de penetração.

O Diogo, citado lá em cima, tem uma empresa especializada em marketing digital, a VI Solutions.