Software que você deve ter se usa o Windows

Standard

Meu bom amigo Prof. Marcus comprou um laptop. Muito bom, nacional, veio com o Windows 7 e, o vendedor e vários amigos em comum o assustaram quanto a garantia. Sem entrar no mérito, lhe disseram, e provavelmente é verdade, que se ele trocar o sistema operacional perderá a garantia.

Software livre para uso no Windows
photo credit: Allie_Caulfield

Sem entrar no mérito se isso é legal ou não, se é justo ou não. Se o Windows 7 presta ou não.  Não precisamos trocar o sistema operacional nem comparar um monte de software caríssimos para ter uma máquina que atenda todas as nossas necessidades.

Modestamente tomo a liberdade de sugerir uma lista de softwares que qualquer um pode instalar, não corre o risco de perder a garantia e ainda terá uma máquina eficiênte.

1. GIMP : O gimp substitui com vantagens o photoshop.

2. Microsoft Security Essentials : Antivirus e Firewall, ainda em fase de desenvolvimento, uso em uma das minhas máquinas com o Windows Vista e me sinto seguro e protegido. Ou pelo menos, tão seguro e protegido quanto possível. Se precisar de um antivírus decente pode aprender como baixar um programa de antivírus grátis.

3. RocketDock : Este é o único verdadeiramente opcional. Cria uma interface mais moderna com um dock perfeitamente configurável para seu micro ficar mais …. moderno.

4. 7 – Zip : Use este no lugar do winzip e do rar piratas que você está acostumado a usar. Mais rápido, mais flexível e totalmente integrado com o sistema.

5. VLC Media Player : Pronto, este é o reprodutor de vídeo que você sempre quiz. Instale e pare de procurar e testar. Este resolve e ponto.

6. Mozilla Firefox : Existem muitos navegadores bons por ai. Você pode usar qualquer um deles. Desde que seja o Firefox. Se não acredita em mim, instale e dê uma olhada nos sites de plugins.

7. CCleaner : Indispensável para quem usa Windows e é vítima do lixo que os programas deixam espalhado por todo o sistema operacional. O CCleaner limpa seu histórico da internet, os arquivos temporários, o registro etc.. etc.. etc…

8. CDBurnerXP : Eu sei que existe um Nero gratuíto. Prefiro este.

9. Fences : Este copiou do KDE Plasma. Permite criar áreas semitransparentes no desktop para organizar os icones que você larga por lá.

10. Digsby : Cliente para mensagem instantânea (icq, msn, yahoo, jabber) com integração com as redes sociais (facebook, twitter)  uso este em lugar do Pidgin.

11. NotePad ++ : Editor de textos virtualmente indispensável.

12. OpenOffice : Substitiui sem traumas e com algumas vantagens o Microsoft Office.

13. Windows Live Essentials : Conjuto de aplicativos indispensável para quem usa a rede live da Microsoft. Com um editor de blogs of line (o melhor que eu conheço) e uma ferramenta de integração com o live para armazenar fotos  realmente faz os 25G que a Microsoft franqueia valerem a pena.

14. Winamp : Se você gosta de ouvir música. Este não pode faltar. A integração com serviços online e a facilidade em organizar e criar listas de reprodução são inestimáveis.

15. Inkscape : Um dos melhores editores vetoriais disponíveis no mercado.

Se usar estes softwares vai melhorar o desempenho da sua máquina, economizar ums USD$700,00 e ainda por cima praticar um pouco de ética. Que não faz mal a ninguém.

Ps. A foto não tem nada a ver com o artigo mas, é muito bonita.

2 thoughts on “Software que você deve ter se usa o Windows

Comments are closed.