Software Livre Sociedade Anônima

Standard

Analogias. Eu adoro analogias!

 

Quando bem aplicadas as analogias são excelentes ferramentas de ensino. Certa vez, em um curso de mecânica quântica, para ressaltar o tamanho do espaço vazio dentro de um átomo o professor utilizou uma analogia brilhante. Disse ele: Se, no átomo de hidrogênio, o próton fosse do tamanho de uma bola de futebol e essa bola estivesse no meio do campo do Maracanã, o elétron seria do tamanho da cabeça de um alfinete e estaria orbitando na Avenida Paulista.

 

Nunca refiz os cálculos para ver se ele estava certo. Não me lembro das fórmulas que aprendi naquele curso e certamente não seria capaz de calcular nada relativo ao núcleo do átomo mas, jamais me esqueci dessa analogia.

Sempre que tenho que mostrar algo novo para alguém recorro as analogias.

Há alguns dias tive que explicar os conceitos do software livre para um grupo de investidores. Todos extremamente capazes em suas áreas e semi-analfabetos em tecnologia. Como explicar uma coisa tão simples e ao mesmo tempo tão complexa para uma audiência que só trabalha com índices, câmbios e taxas de retorno?

Tenho uma regra que aprendi com o saudoso Cel. Alcione. Sempre que tiver de explicar algo à alguém, fale em um idioma que esse alguém entenda. E para falar com quem entende de capital, é melhor falar de capital.

Na faculdade, aprendi que capital era um dos quatro pilares que sustentam o processo produtivo, junto com a terra, o empreendedorismo e trabalho. Esse último, sempre por último. Era simples assim: capital igual a grana. Grana mais terra mais empreendedorismo mais trabalho igual a mais grana. Mesmo que essa grana estivesse na forma de um monte de cabeças de gado de onde se origina a palavra capital. E por ai caminha a humanidade. Ou melhor. Caminhava.

Na verdade, esse é um conceito antigo, antiquado e ortodoxo do que hoje é chamado de teoria econômica clássica ou coisa parecida. Três adjetivos em uma só frase… ando escutando muito a Heloísa Helena…

Nos últimos anos do século passado, aprendemos que o conceito de capital é mais que uma palavra para definir algum tipo de valor econômico ligado a geração de renda. Aprendemos que é possível gerar renda sem o uso do capital, como definido acima. Você não precisa matar nenhum boi para gerar renda

Se você não está vendo a continuação desse artigo, nem uma lista de paginas aqui. Deve clicar aqui para continuar lendo. Juro! um dia eu corrijo isso.

One thought on “Software Livre Sociedade Anônima

  1. Caro Amigo Frank

    O que mais poderia dizer, alem de parabeniza-lo pela brilhante iniciativa.

    Necessitamos dar continuidade ao nosso projeto!

    Abs

Comments are closed.