Seus Dados com você, onde você estiver. Um passo na direção certa

Standard

logo do dataportability.org A DataPortability.org é uma instituição / iniciativa cujo objetivo é permitir que os dados que você possuí nos diversos aplicativos online que usa possam ser intercambiáveis. A Idéia básica é que os dados são seus e você leva para onde desejar.

Alguma coisa assim já é possível, usando as diversas apis que estão disponíveis nesses serviços. Assim, por exemplo, eu posso instalar um plugin no wordpress e acessar as fotos dos trabalhos manuais da minha esposa lá no flicker. Mas o problema é que sem uma inciativa de padronização, cada api tem um pai, um gosto e uma forma diferente de fazer a mesma coisa. O objetivo do DataPortability é criar uma interface comum, talvez uma api comum. E produzir pelo menos uma implementação dessa api para servir de referência. Observaram que eu evitei a palavra padrão?

Hoje o instituto anunciou um passo muito importante na direção certa: Joseph Smarr (Plaxo), Brad Fitzpatrick (Google) e Benjamin Ling (Facebook) acabaram de entrar para o grupo de trabalho do DataPortability.

Como essas três companias concentram a maior parte dos dados de usuário disponíveis na internet. Se chegarem a um acordo com as outras empresas que já estão no grupo de trabalho do DataOperability pode ser que em um futuro não muito distante, suas fotos sejam suas novamente.

Sem dúvida a coisa seria melhor se o Linkedin e o nosso Rec6 também fizessem parte dessa iniciativa.