Seu Mac vai poder armazenar arquivinhos de 16 exabytes. Está bom para você?

Standard

Segundo Jonathan Schwartz CEO da Sun, a Apple irá adotar o ZFS como sistema de arquivos para os Mac OS Leopard. Se for verdade, essa será a quinta mudança no sistema operacional dos Macs. E dessa vez a mudança é grande. Muito grande!

Veja a apresentação de Schwartz, infelizmente só em inglês e com a necessidade do uso do cliente Realplayer


O ZFS é um sistema de arquivos desenvolvido pela Sun para ser o sistema de arquivos definitivo. Pelo menos para os próximos dez ou vinte anos. Desenvolvido sobre uma plataforma de 128 bits real os limites teóricos do ZFS são de estarrecer qualquer pirata de dvd. Se não, vejamos um pequeno exemplo. Se você criar mil arquivos por segundo, sem parar, vai levar 9000 anos para atingir o limite do sistema. Vou escrever de novo para não ter erro. NOVE MIL ANOS.

Mas as vantagens do sistema não estão só nos limites de armazenamento. A primeira e talvez mais importante característica está nos Zpools. Optando por uma solução mais abrangente o ZFS nativamente enxerga os dispositivos de armazenamento virtualmente. Um Zpool pode ser um disco, um sistema raid ou um conjunto dessas coisas. Limitado apenas pelo modesto número de 264 dispositivos por cada Zpool. Além disso o ZFS já possuí um sistema de cotas nativo, operações de gravação transacional etc. etc. etc.

O ZFS só não é perfeito por que não tem controle de versão nativo. Não tem ainda!

Existem algumas inciativas para portar o ZFS para o Linux, mas todas essas iniciativas ainda estão embrionárias essa portagem não é simples. Implica em mudanças profundas no Kernel.

Com as capacidades do ZFS, sua simplicidade de instalação e manutenção e segurança ou migramos todos para o ZFS ou em um futuro não muito distante, o sistema operacional dos servidores internet será o opensolaris. Ao que parece a Apple já entendeu isso!

Você pode saber mais lendo na Wikipedia

Artigo Original.