SEO, e-commerce e internet em uma nova série de informação e pesquisa

Standard

A Internet, apesar das suas várias décadas, ainda é uma grande desconhecida. Os problemas causados por esta falta de conhecimento e intimidade com o meio, processos e metodologias utilizadas na grande rede causa problemas financeiros para as empresas. Principalmente para pequenas e médias empresas, com orçamentos limitados e urgência de vendas.

como ganhar dinheiro na internet

Não é incomum encontrar empresários, empreendedores de mão cheia, capazes de modificar um meio-fio e transformar uma pedra em lucro, incapazes de entender a principal característica da Internet. Ninguém vai ao seu site por acaso.

Um site, para uma empresa, tem as funções de ponto comercial, loja, vitrine, revista, atendimento ao cliente, entre outras, mas não será útil se as pessoas não tiverem como achar sua empresa. Ao contrário de pontos e lojas no mundo real. Na internet o consumidor precisa, ativamente, optar por entrar no seu site, por ver a sua vitrine, por conhecer seus produtos.

Para achar qualquer coisa na Internet, 97% dos usuários de internet no Brasil, irão ao Google. Se seu site não aparece bem colocado no Google, o número de consumidores será reduzido. A técnica utilizada para melhorar a colocação de sites no Google, e em outros sites de busca, é chamada de SEO (Search Engine Otimização ou, em bom português Otimização para sites de busca).

O SEO não é simples, nem rápido e muito menos barato. Demanda tempo, esforço, conhecimento e dinheiro e, além disso, não existe uma receita de sucesso que possa ser utilizada em qualquer situação. Ou seja, trata-se de uma estratégia de longo prazo. Muito parecida com a criação de uma carteira de consumidores recorrentes. Demora, é caro mas compensa.

Para soluções emergenciais, existem ferramentas disponíveis que não devem ser incluídas como estratégia de SEO mas que servem para atrair consumidores para o seu site. PROPAGANDA. Parece brincadeira.

O Google, por exemplo, possui um serviço, o AdWords, que permite que as empresas reservem termos de busca e associem sua marca, ou site, a estes termos de busca. A ideia é simples. Sua empresa vende sapatos azuis de salto alto. Você vai ao AdWords, reserva os termos sapatos, salto alto, sapatos azuis e todos os outros que você conseguir relacionar a sua empresa e, dada uma fórmula secreta do Google, o anúncio de sua empresa irá aparecer na página de busca. O consumidor poderá, então, saber que sua empresa existe e talvez visita-la.

Esta estratégia deve ser considerada como uma estratégia de marketing. As visitas provocadas só existirão durante o tempo da reserva e, assim que a campanha acabar o tráfego no site será reduzido, se não extinto. A estratégia é excelente para lançar um produto, uma promoção ou aumentar as vendas em um determinado período. Possui custo, requer acompanhamento e inteligência de mercado tem tempo limitado e não pode ser considerada como estratégia de SEO.

Uma estratégia de SEO deve ser concebida com base no conteúdo. O site deve conter informações importantes sobre seu produto. Vende geladeiras, discuta o assunto, apresente dicas, pesquisas, ajude o consumidor a decidir, seja imparcial, facilite a discussão entre os usuários e, com o tempo, a colocação da sua empresa irá melhorar.

Vamos, a partir de hoje, discutir SEO, social analytics, social marketing e Internet do ponto de vista do e-commerce, todas as quintas-feiras, aqui mesmo, no DePijama. Aproveite e assine gratuitamente nossa lista e-mails.

Críticas, sugestões, escreva ou comente.

Imagem de: Vectorportal

16 thoughts on “SEO, e-commerce e internet em uma nova série de informação e pesquisa

  1. Gilson Luiz De Conto

    Atualmente a internet é a principal ferramente de comunicação com o mundo. Pode quebrar muitas barreiras, mesmo assim algumas regióes do mundo estão muito distantes deste live acesso a informações. Existem muitas fronteiras a serem desbravadas e quem coseguir conseguira grandes conquistas.

  2. Leandrolele19

    Visto que hoje a internet é uma grande ferramenta, onde quase todas as empresas se mantém com suas informações atualizadas e marketings, o gorverno poderia tentar alavancar em toda a rede publica de ensino, possibilitanto a toda a população as informações sobre o mundo em tempo real, até existe uma pré divulgação mas no entanto não é a realiadade.

  3. Eliane Vujanski

    A internet é
    uma ótima ferramenta de divulgação podendo atingir clientes com necessidades
    diferentes, no entanto é necessário um investimento razoável em mídia de Mkt
    para que o site ou E-Business tenha o sucesso desejado.

  4. Em um mundo globalizado e altamente competitivo, procurar maneiras para expandir e maximizar os negócios de uma empresa se torna primordial. A internet e seus recursos são grandes diferencias para a sustentabilidade de uma empresa, sendo que, por mais que o investimento seja alto, empresas que não se enquadrarem a este recurso, logo perderam mercado. 

  5. Francielemerlinrogalewski

    Um empresário precisa estar atento em relação as formas de divulgação da sua empresa. A internet sem dúvidas é um dos meios mais eficazes para a atritividade de clientes, inclusive pela facilidade que se tem hoje de procura, por meio das palavras chave. A SEO realmente contribui para otimizar a busca das empresas.

  6. Enilda Alves.

    Quanto aos empresários que desconhecem a importância da internet e seus recursos para otimização dos resultados,  eu própria  já tive a oportunidade de conversar com alguns que são extremamente resistentes a informatização, embora sendo pessoas inegavelmente empreendedoras e renomadas de Curitiba. Principalmente  por serem empresários de  sucesso, cujas empresas são bem estabelecidas no mercado.   Isto é bastante lamentável porque às vezes este conservadorismo e resistência a tecnologia  faz com que limitem a lucratividade.  É importante lembrarmos que é conhecido que o verdadeiro empreendedor é alguém que sempre está em busca de informações e que sabe a importância de aproveitar todas as oportunidades e recursos  para alavancar o seu empreendimento. Ignorar o potencial dos recursos da internet é desperdiçar uma excelente e potencial estratégia de Propaganda, um dos compostos do mix de Marketing.

    • frankalcantara

      Oi Enilda é verdade, isso mesmo o desconhecimento é o pior inimigo. Obrigado por ler o DePijama

  7. Renata Amaral

    Hoje a internet é a principal ferramenta de comunicação, ela quebrou muitas barreiras e ate nos deu mais facilidade de acesso a outras informações. As empresas precisam estar cadavez mais antenada e conecetada com a internet, pois ela pode ajudar e muito na divulgação do serivço que a empresa presta, mas tem que tomar cuidado pois a internet pode levar a marca tanto pro lado bom quanto ruim.

  8. Stefanne

    Hoje com a internet sendo a principal ferramenta de comunicação do mundo. Ainda existem algumas regiões que desconhecem este livre acesso as informações, informações essas que podem ser dos mais variados temas. Mas ainda assim se deve tomar um certo cuidado com a internet, dependo do que é postado nela pode se tornar um grande problema para quem colocou.

Comments are closed.