Segundo Intel está quase pronta a geração dos 22 nanômetros

Standard

Hoje, durante o Intel Developer Forum, Paul Otellini, CEO de Intel, apresentou o bolachão da nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela Intel e que deverá estar nos computadores a partir de 2010

intel tecnologia de 32 nanometrosApenas dois anos depois de ter apresentado a tecnologia de 32 nanometros, que estará a venda em 2010 a Intel dá mais um salto na compactação de circuitos. Trata-se de um chip de microprocessador usando tecnologia de 22 nanômetros chamado de shuttle test chip composto de 2.9 Bilhões de Transisitores (high-k metal Gate) organizados na forma de 364 MBytes de SRAM e circuitos que serão utilizados na nova geração de microprocessadores.

Dados interessantes:

Tamanho de um átomo: Podemos dizer, a grosso modo, que um átomo tem o diâmtro de 100pm ou, que cabem 220 atomos no gate deste transistor. Dá para contar.

Transistores high-k metal Gate: Uma das mais promissoras e mais pesquisadas tecnologias de fabricação de transistores do momento. São compostos com grande constante dielétrica que apresentam alta performace em tecnologias NMOS e PMOS.

22 nanômetros: Não é o diâmetro do transistor, como muitos pensam, trata-se apenas da largura do gate em um transistor de tecnologia mos. Fator decisivo para a miniaturização do mesmo.

Não vejo a hora de compar um processador de 10 nanômetros.:)