Ribbit, você vai usar os serviços deles

Standard

A Ribbit é mais uma empresa do vale do silício tentando revolucionar o mundo. Em minha humilde opinião, na direção certa. Uma api aberta vai fazer toda diferença do mundo. Principalmente em um mundo voltado para redes sociais e comunicação inter pessoal.

O negócio deles é telefonia via IP, o tão badalado voip. Isso lembrou alguma coisa? Asterisk? Isso mesmo, as duas empresas vão atuar na mesma área com aproximações totalmente diferentes. Enquanto o Asterisk fornece um aplicativo de software livre e código aberto para que você possa montar um pabx na sua casa ou empresa e com isso fazer e receber ligações via internet. A Ribbit montou a estrutura voip e está disponibilizando acesso aos seus serviços via uma api aberta.

E o que é que eu tenho com isso? Pergunta a amável Leitora. Simples, responde o pobre blogueiro. Com acesso à api você vai poder integrar esses serviços nos aplicativos que desenvolve, fornecendo aos seus clientes as funcionalidades do telefone. Você não desenvolve nada?

É mais que óbvio que eles não estão parados esperando que nós simples mortais botemos a mão na massa. Estão lançando serviços específicos para empresas e pessoas físicas (já sei lembrou do skype) e, em um arroubo de criatividade 🙂 já integraram o serviço no SalesForce. Não conhece o SalesForce? É somente o “padrão” para aplicativos de atendimento a clientes (CRM, tá simplifiquei) das 500 maiores empresas do mundo. Essa integração já garante que os atendentes, vendedores e etc. possam gravar seus contatos telefônicos ter essas mensagens automaticamente transcritas em texto para buscas e futuras  referências. Que tal? É pouco?

Imagine o seguinte. Você está muito bem lendo seus relatórios de venda e resolve falar com o cliente. Clica em um botão, fala com a pessoa em questão, tem essa conversa gravada e transcrita e pode seguir com seu fluxo diário de trabalho. Eu sei! Muitos de vocês já fazem isso de uma forma ou de outra. Não fazem? Deveriam a tecnologia já existe há algum tempo.

De uma forma ou de outra é o importante para se ter em mente. O negócio deles é fazer com que a forma seja tão simples que o mercado opte por usar a forma deles.

A api é simples, já está sendo fornecida para vários ambientes de desenvolvimento entre eles o Javascript. Ou seja, para rodar sobre um aplicativo php (ruby, perl) são dois toques. E para piorar a situação do Skype, os aplicativos da Ribbit não requerem downloads e instalações complicadas, rodam sobre o Flash, que já está instalado na maioria dos sistemas disponíveis por ai.

Acredite, em alguns meses você será usuário da Ribbit, mesmo que nem saiba disso