Redhat assina acordo de interoperabilidade com a Microsoft

Standard

Depois de anos de repúdio, a Redhat publicou um press release em seu site com os detalhes de um acordo de interoperabilidade com a Microsoft.

The Red Hat session
Creative Commons License photo credit: Ende

O acordo em questão diz respeito a um esforço conjunto para alavancar o uso das plataformas de virtualização das duas empresas. As duas empresas irão validar as tecnologias opostas e uma vez que o processo esteja completo, as empresas com contratos de suporte válidos com qualquer uma das empresas irão receber suporte em conjunto.

O press release começa informando que esse acordo é fruto da requisição dos usuários e termina informando que o acordo não contém cláusulas de patentes ou de licenciamento de software e nem contém cláusulas financeiras que não as relativas aos custos de certificação e testes.

Do ponto de vista empresarial a Redhat parece estar tomando uma atitude que vai fortalecer a empresa no mercado fortalecendo o seu faturamento e ampliando sua base de usuários. Acredito que o acordo seja uma coisa boa para o mercado e para as duas empresas. Assim como acredito que seja o acordo da Novell-Microsoft e o acordo Xandros-Microsoft.

Do ponto de vista de mero usuário de tencologia e defensor do software livre e de código aberto, tenho que lembrar que a RedHat foi uma das vozes mais ativas contra o acordo Microsoft-Novell.  As informações disponíveis sobre o acordo indicam uma grande preocupação da RedHat em deixar claro que não mudou de lado e que está apenas atendendo as demandas dos seus clientes. O Coelhinho da Páscoa não foi encontrado para comentar o assunto.

Meu pai custumava dizer que pimenta no olho do outro é refresco… Bom… meu pai não dizia olho.