Quero usar “software livre” e não sei por onde começar!

Standard

Ser consultor tem suas vantagens. Talvez a maior delas seja ouvir o que o mercado pergunta. A frase do título, por exemplo é uma constante no meu dia a dia. Antigamente desenrolava um novelo de sugestões e acabo por deixar a vítima mais confusa que segura. Atualmente respondo com uma frase bem simples: Contrate um especialista! de preferência eu :).

Como, em terras tupiniquins temos o hábito de fazer tudo sem ler o manual ou sem usar a mão de obra especializada, na maioria das vezes ninguém me dá ouvidos e acaba dando com os burros n’água.

Vamos tentar melhorar isso com algumas pequenas e humildes sugestões:

O FoxNews acaba de publicar um artigo sobre 8 aplicativos que você deveria experimentar, eu conheço todas e Neil Randall o autor do artigo foi feliz na escolha. São elas:

OpenOffice.org (www.openoffice.org): Uma exelcente coleção de utilitário para escritório, com editor de textos, planilhas, apresentação e etc. Eu aconselho o uso do broffice a versão mantida por uma ong nacional e diversos desenvolvedores independentes.

The GIMP (www.gimp.org) Um editor de imagens completo, funcional, eficiente e muito versátil.

Thunderbird (www.mozilla.org/thunderbird) Se você ainda é ligado a um aplicativo local para ler e-mails, essa é uma excelente opção.

Pidgin (pidgin.im) Instante Messager multi protocolo. Muito técnico? No popula um
messeger que fala com as redes Microsoft, Yahoo, Gmail, Icq, jabber e etc… tudo no mesmo aplicativo. Todos os seus milhares de contatos usando uma única janela.

Amarok (amarok.kde.org) Um “tocador” de arquivos de música. Esse eu ssino em baixo. Aliás é o único aplicativo desenvolvido para o Kde que uso regularmente. Literalmente dá um banho na concorrência, seja livre ou proprietária.

Evolution (www.gnome.org/projects/evolution) Se você quer mais que ler e-mails e gostaria de ter um aplicativo local para calendário, e agenda também. O evolution deve ser a sua escolha.

Rosegarden (www.rosegardenmusic.com) Um editor de áudio. Testei uma vez, mas como não sou especialista no assunto, deixo aqui na lista confiando na opinião do Neil Randall.

AVG Anti-Virus (free.grisoft.com) Ok, esse não é exatamente um software livre é um software gratuito. A diferença é grande mas não cabe nesse contexto. Sempre aconselho seu uso para os pobres mortais limitados a uma única tecnologia nesse mundo de diversificação.

Ok! Tá tudo muito bem, tudo muito bom. Mas e para a minha empresa? Pergunta minha amável leitora.

Os aplicativos de “software livre” e código aberto estão cada dia mais fortes, estáveis e úteis para as empresas. Começamos com softwares para servidores e só recentemente estamos competitivos no desktop Tomo, novamente, a liberdade de sugerir alguns. Sempre em minha humilde opinião, muito bons.

Vtiger (www.vtiger.com) Trata-se de um excelente aplicativo de crm com suporte nacional
provido pela TTCA Soluções.

eGroupware (www.egroupware.org) Um conjunto de aplicativos de e-mail, agenda compatilhada, gerência de projetos, suporte e etc. Online desenvolvido em php e também com suporte nacional dado pela Thyamad.

Jegue Panel (http://www.jeguepanel.net) Um excelente aplicativo para a gestão de servidores de e-mail e samba. Junto com o eGroupware cria um ambiente de colaboração online imbatível no mercado. E, também é mantido, e desenvolvido por uma equipe de brasileiros.

Compiere (http://www.compiere.com) Sua empresa precisa de erp. Então ai está a solução. Além de completo, estável também tem suporte em terras brasileiras. Aqui faço uma pequena ressalva. A licença do compiere é um tanto quanto mais restritiva do que seria necessário e por isso, eu uso e instalo o Adempiere (http://www.adempiere.com) cujo suporte é mais aberto e ativo.

Eu poderia continuar essa lista por mais uma ou duas horas e ainda assim seria pouco.

Na verdade, todas essas listas acabam por depender das opiniões pessoais de cada um. Eu já devo ter visto alguns milhares de listas desse tipo. A atitude correta é testar e ter a sua própria opinião. Para começar visite o webi eles tem a melhor lista de aplicativos de código aberto que já vi.