Quatro conselhos sobre keywords para aumentar suas vendas

Standard

A busca e apreensão destas palavras chaves é o primeiro, e talvez o mais importante, passo para em uma estratégia de marketing online ou web marketing. Considere que o SEO, search engine optimization ou otimização para sites de busca, ainda é uma das formas mais efetivas de divulgar seu site, produto ou serviço. As palavras e termos que você escolher, as keywords, irão determinar o sucesso ou o fracasso do seu site, produto ou campanhas de divulgação. Não é fácil, mas está longe de ser impossível. Requer conhecimento do produto, tempo e muita, muita observação.

Busca de keywords pode determinar o sucesso de um site.Palavras chaves, as Keywords em inglês, são as palavras que os possíveis consumidores irão digitar nos sites de buscas. Sua estratégia de marketing online será efetiva quando seu site aparecer bem colocado nos resultados da busca por keywords específicas.

Já foi dito que a estratégia de SEO ideal deve ser invisível. O usuário, e principalmente os robôs dos sites de busca, não devem, ou podem, perceber a intenção do redator. Isso não impede que você use as keywords em títulos de página, cabeçalhos de seção, no texto apresentado e, preferencialmente, em áreas destacadas do texto.

Como encontrar as palavras chaves

Antes de qualquer coisa, entenda seu público e seu produto. Conheça profundamente seu linguajar, as palavras que são usadas diariamente em relação ao seu produto. Não será possível encontrar uma lista de palavras, keywords, eficiente se você não souber as palavras e expressões que as pessoas usam para seus produtos ou serviços.

Um dos meus clientes possui um curso de tecnologias web e treinamento em programação Linux. No site, originalmente com 50 páginas, não existia nenhum parágrafo com a expressão curso de Linux. Todos os textos estavam utilizando as palavras treinamento e aprender. Conversando com os alunos notamos que todos eles usavam “curso de Linux” e alterando os textos melhoramos as visitas no site em 300% em 20 dias.

Entenda seu público e faça uma lista das palavras e expressões mais utilizadas e interessantes.

Selecione as melhores Keywords

Ainda não dá para fugir do Google então, munido da sua lista de palavras, visite o Google Keywords Tool este serviço faz parte do Adwords, mas, você pode utilizá-lo para pesquisas mesmo que não tenha conta no Adwords. Não dá para fugir do Google por que o serviço é gratuito ainda assim, se você preferir um serviço pago pode usar o Keyword Discovery.

No Google Keywords Tool, observe o CPC de cada expressão que você selecionou. O CPC, ou custo por clique é um indicador do valor de cada clique nos seus anúncios no AdWords. Observe que, até onde se sabe, as keywords com maior CPC são aquelas que geram o maior número de conversões no AdWords. Maior número de conversões indica maior índice de busca. Use este valor, pelo menos para começar, como indicador da qualidade da sua Keyword.

Selecione os termos ou palavras chave que tenho CPC maior.

Como usar as Keywords

Neste ponto do campeonato, você já tem uma lista de palavras chaves poderosa. É hora de colocar a mão na massa e alterar os textos do seu site.

Comece pelos títulos. Títulos com números são mais visitados e compartilhados. Por alguma razão neurológica gostamos de listas. Títulos com números e palavras chaves deveriam ser proibidos por competição injusta.  Então, comece fazendo uma página com uma lista de fatores interessantes para seu produto e, coloque uma keyword neste título. Se possível a que tiver o maior CPC

Cabeçalhos são valorizados pelos sites de busca então coloque outra keyword em pelo menos um cabeçalho.

Observe que o excesso de Keywords pode ser penalizado pelos algoritmos de classificação dos sites.

Espalhe as outras pelo texto, notadamente em áreas de destaque. Preocupe-se também com o conteúdo. Mesmo com as recentes modificações do Google, links para o seu conteúdo são indicadores de qualidade e ainda são importantes na determinação do seu posicionamento nos resultados das buscas. O importante é lembrar que ninguém faz um link, comenta ou distribui conteúdo de baixa qualidade. Então, além de Keywords, seu texto tem que ter conteúdo de qualidade.

Não seja afobado. Estabeleça um objetivo viável.

Não espere resultados rápidos. Os algoritmos de classificação demandam alguns dias para classificar seu site e você nem é o único fazendo isso, seja lá o que for, nem o melhor. Então demora. Na maior parte das vezes demora muito. Mas se a estratégia for mantida e acompanhada você vai chegar lá.

O “lá” do parágrafo acima diz respeito ao objetivo que você especificou. Não queira ser o primeiro no Google. Este é o ideal, perseguir o ideal pode ser frustrante. Objetive, por exemplo, aumentar 20% das suas vendas ou, triplicar as visitas no seu site, determine um período de seis meses para isso e insista.

Imagem de: ertoseo

20 thoughts on “Quatro conselhos sobre keywords para aumentar suas vendas

  1. Francielemerlinrogalewski

    Na empresa onde trabalho o meu gerente atualiza constantemente as “keywords”. Inclusive ele mostrou para mim como é estabelecido os valores com google. Isso realmente faz a diferença para o sucesso de uma empresa, pois a procura pela nossa empresa tem melhorado muito.

    • frankalcantara

       Oi Fanciele, é verdade, infelizmente a maior parte das pessoas ainda não percebeu como isso é importante, mesmo as que têm negócios na internet. Obrigado por ler o DePijama

  2. Enilda Alves.

    Esclarecedor e bastante interessante a forma como devem ser escolhidas as “keywords” para que realmente consigam angariar um potencial de visitas relevantes para as empresas. Afinal “ser encontrado, visto” é imprescindível para maximizar as vendas. As estratégias utilizadas na escolha, a percepção e empatia com o potencial cliente é de extrema relevância para as escolhas das “keywords”… assim como a tantas outras estratégias de comunicação.

  3. Ailton

    Sem duvida o mais interessante é saber o linguajar do eu publico alvo. se  quer vender  salsicha no mercado paranaense tem que escrever vina, e assim por diante.

  4. Leandro

    Devemos levar em consideração a linguagem da sociedade procurando atender o público identificado, mas ainda assim devemos ter cautela por uma vez divulgado na midia, podemos ter um rombo que pode ser irreversivel.

  5. Muito inteligente a Idea e faz sentido como não paramos para pensar nisso  antes, sem duvida as pessoas digitam muitas palavras com letras obvias ou combinações a procurar um site ou serviço.É algo de parar e pensar  tal está ferramenta e mais um adicional para atrair clientes.

  6. Muito interessante, são ferramentas que constantemente temos contato e não paramos para pensar como são importantes para uma empresa.   

  7. Cris

    Gostei do tema, pois  apresenta de
    forma clara,o objetivo de se usar  palavras-chave,
     que sirvam de fácil acesso para
    localizarmos algo através do seu nome, assim se tem mais chance de ser
    encontrado site.

  8. Ramaral17

    Muito bom o tema, as pessoas realmentes não estão preparadas para fazer buscas em sites, normalmente não leem, o que estão buscando, se as empresas investissem em qualificação , seus profissionais serao, mais competentes. Pois normamente algumas informações não sao entendidas claramente.

  9. GILSONDECONTO

    EU ACREDITO QUE ESTE ASSUNTO AINDA SEJA POUCO CONHECIDO. SEO É UMA FERRAMENTA IMPORTANTISSIMA, POREM AS PESSOAS TEM QUE CONHECER MAIS, DEVE SER ABORDADO MAIS AMPLAMENTE NAS FACULDADES.

  10. Stefanne

    O artigo mostra que temos saber escolher as palavras chaves para usar em marketing na internet para conseguirmos atingir o público alvo, pois dependendo da palavra destaque que foi colocada o serviço ou produto pode ser um fracaso. Acredito que pouquissimas pessoas conhecem sobre o assun to abordado.

Comments are closed.