Quanto Custa a Segurança da sua Rede WiFi?

Standard

US$1,68, pelo menos é isso que afirma Thomas Roth, um hacker que divulgará o código capaz de quebrar o protocolo WPA-PSK na próxima conferência Black Hat.

rm -rf /
photo credit: zakwitnij

Vamos por partes, como diria meu amigo Jack. Um algoritmo de criptografia só é seguro se a única forma de encontrar o dado escondido for a força bruta. Por força bruta  entenda, ficar tentando, de alguma forma, todas as possibilidades possíveis até achar a certa. Hoje em dia, com os computadores mais e mais rápidos, capazes de fazer zilhões de contas por segundo, resistir a um ataque de força bruta é uma mera questão de tempo.

Então os algoritmos são seguros se resistirem a um ataque de força bruta até que a informação não seja mais relevante. Digamos uns dois milhões de anos com a tecnologia atual. Beleza! Este é o sonho. A realidade é um pouco mais dura.

Todos os dias a tecnologia dá saltos, os computadores ficam mais rápidos, os algoritmos melhores e pessoas diversas aparecem com ideias novas. Vamos imaginar, por exemplo que você tivesse capacidade de processamento ilimitado, quero dizer milhares de cpus para executar um algoritmo de força bruta. Aqueles dois milhões de anos poderiam se reduzir a poucos dias, ou horas ou seis minutos.

Esta foi a ideia do Grande Thomas, Criou um algoritmo de força bruta, enviou para o cloud da Amazon, melhorou um pouco seu próprio código e … Voilà! Lá se foi outro algoritmo seguro pelo saco… O tempo que ele usou para quebrar equivale a um custo de US$1,68 nos serviços de cloud da Amazon.

Este aí, já não era grande coisa. O problema é o precedente. 🙂

Link Original aqui