QT não é mais da Nokia

Standard

Estes negócios entre grandes empresas são complicados, muito complicados, em geral, nem eles se entendem direito mas, hoje a Digia, uma grande softwarehouse finlandesa divulgou ter comprado os direitos de licenciamento do Qt.

fozzy and cousins
photo credit: archangel_raphael

O Qt, para quem não sabe é um framework multiplataforma para desenvolvimento de aplicativos, tanto para desktops como para dispositivos móveis. Trata-se do framework sobre o qual é construído o KDE. Um dos desktops mais populares do mundo.

Há alguns anos a Nokia comprou estes direitos da Trolltech, a empresa original. Lançou algumas iniciativas para levar o Qt para dispositivos móveis e, recentemente, fechou uma parceria com a Microsoft.

Não entendo muito, mas já vi esta história antes. Nos anos 90 o Delphi era o que havia em framework de desenvolvimento. A Borland reinava, então depois de uma série de trocas de proprietários dos direitos de licenciamento chegamos ao Delphi quem?

Torço para que este não seja o destino do Qt.

3 thoughts on “QT não é mais da Nokia

  1. tumaix

    Qt continua sendo da nokia, a digia adquiriu só os direitos de exploração comercial. Mas o maior dono do Qt não irá mudar nunca, que é o Free Qt Foundation, a diferença entre o delphi e o Qt é que delphi era uma *linguagem* comercial + *ide* comercial com código comercialmente fechado. Qt é opensource, tá ai pra quem quiser pegar e caso queira comercial, tem também.

Comments are closed.