Projeto de código aberto ganha prêmio de 100.000 dólares do MIT

Standard

Ksplice, um projeto de software livre e código aberto, ganhou o prêmio máximo no 20th annual MIT $100k Entrepreneurship Competition (vigésima competição anual de empreendedorismo do MIT).

H23 BB00934850 * ...my $100 'star note'
Creative Commons License photo credit: TheAlieness GiselaGiardino²³

Ovacionado ao final de sua apresentação, os integrantes do Ksplice receberam seu prêmio. Essa frase, em tradução livre consta da matéria original no próprio site de notícias do MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos mais renomados centros de pesquisa de todo o mundo. Não é pouca coisa!!

O Ksplice é um projeto de atualização de softwares sem interrupção do sistema. Por enquanto só roda em linux. O conceito é simples e há muito tempo temos preseguido esse tipo de solução. Os sistemas operacionais baseados no Linux já permitem esse tipo de atulização para a grande maioria dos programas e bibliotecas que usam. Contudo, ainda existem atualizações no kernel e em serviços essenciais que requerem a interrupção do serviço e o consequente reboot.

Esse tipo de parada atrasa a atualização do software até o primeiro minuto disponível, ou comercialmente conveniente. Se você administra uma rede sabe que esperar para atualizar pode ser fatal. A tecnologia que está sendo desenvolvida por eles acaba com isso.

Atualmente, além do software, existe um serviço de atulização automático, gratuíto para o ubuntu 9.04. Este serviço constitui o modelo de negócio deles que os classificou a participar da Competição de Empreendedorismo.

O serviço  Ksplice Uptrack™ foca em segurança e de forma precisa, segura e sem interrupção mantẽm sua máquina atualizada.

Ainda segundo a matéria original, as empresas que venceram este concurso ao longo dos últimos vinte anos já empregaram mais de 2500 pessoas e têm juntas um valor de mercado de US$12 bilhões. Não é pouco!.

Agradecimento: Os editores do site NoticiasLinux.com.br publicaram este artigo do depijama. Obrigado. Sendo um dos sites que leio regularmente, fico orgulhoso e convencido.:)

One thought on “Projeto de código aberto ganha prêmio de 100.000 dólares do MIT

Comments are closed.