Professora primária encontra novo objeto no espaço

Standard

Hanny Van Arkel uma professora primária holandesa de 25 anos, sentada confortavelmente em sua casa descobriu um novo objeto no universo.

Navegando voluntariamente no site Galaxy Zoo, um projeto da Universidade de Oxford encontrou o que está sendo chamado de Hanny’s Voorwerp ou o Objeto de Hanny em uma mistura de Holandês e gramática inglesa.


Foto de Dan Smith, Peter Herbert, Matt Jarvis & the ING

Trata-se de um eco de luz.

Os astrônomos acreditam que em algum momento existiu um quasar na galáxia IC2497.  A luz emitida por esse quasar seria tão forte que seria visível da Terra com o uso de binóculos comuns. Contudo, o quasar há muito se extinguiu.

Sabemos que a luz trafega no universo com sua própria velocidade distinta e que graças a imensidão do universo mesmo a luz leva milhões de anos para ir de um ponto a outro. É isso que nos permite ver o que aconteceu há milhões de anos nos confins do universo.

A luz do quasar da galáxia IC2497 em um dado momento chegou a uma massa de gás e chocou-se com as partículas de gás refletindo-se e defratando-se. O curioso é que dada a posição da nuvem de gás e a nossa posição de observação ainda podemos ver  a luz do quasar trafegando no interior da massa gasosa.

link Original

One thought on “Professora primária encontra novo objeto no espaço

Comments are closed.