Php mais produtivo? Sim você pode :)

Standard

Uma das vantagens de se programar em php é a grande variedade de bibliotecas, classes e frameworks disponíveis para uso,  em software livre e de código aberto.

Seja lá o que for que você precise fazer, alguém já fez em algum lugar.  Você será mais produtivo se souber como garimpar entre as soluções possíveis aquelas que realmente valem a pena. A seguir estão algumas das bibliotecas que uso frequentemente ou que gostaria de testar.

Will code for food
photo credit: pvera

Database

Eu uso o ADOdb

O ADOdb é uma biblioteca de abstração de banco de dados. Suporta praticamente todos os bancos de dados do mercado.  Eu comecei a trabalhar com ela com o eGroupWare.  Além da classe de abstração tem uma excelente ferramenta de monitoração do banco de dados.

Gostaria de testar o Creole

Comecei com o ADODB há muito tempo, ainda no php 4.x contudo, hora destas, gostaria de fazer um projeto usando o Creole. Trata-se de uma camada de abstração desenvolvida para o PHP 5.x. Segundo meus amigos desenvolvedores (pobres coitados!) o código final é mais compacto e limpo.

Desenvolvimento

Eu uso o phpDocumentor

Atualmente essa bibiliteca é o padrão de fato para documentar desenvolvimento em PHP. Inspirado pelo Javadoc, mas escrito em php, cria um arquivo de documentação enxuto e funcional além de permitir que você personalize o resultado da forma que desejar.

Eu uso o PHPUnit

PHPUnit é um framework para testes. Permite o teste de um aplicativo de forma simples e automatizada. O tempo gasto para escrever os scripts de teste compenssam o tempo que não será perdido caçando bugs idiotas agilizando o  desenvolvimento total.

Eu uso o dBug

Não vou me repetir. Já falei sobre ele aqui.

Eu uso o Xinc

O Xinc é um sistema de integração continua escrito em php 5.x. Uso em conjunto com o svn e o phing para criar e gerenciar os scripts de integração e publicação dos aplicativos e sites que desenvolvemos. Poderia optar apenas pelo phing e o svn, mas em honra do “faça mais fácil” eu uso o Xinc.

Eu uso o phpGACL

Controle de acesso é sempre um problema grave e chato.  Depois de muito penar e pagar os pecados das minhas próximas três ou quatro gerações  descobri o phpGACL.  Essa bibilioteca premite que você faça qualquer matrix de  controle que você imaginar, determinando que objetos são controlados por quem e quando.

Eu uso o SimplePie

Hoje em dia é difícil não trabalhar com RSS. O SimplePie é uma classe focada em velocidade que faz o trabalho com o RSS realmente simples.

Eu uso o TCPDF

Precisa exportar em pdf? Use o TCPDF. Simples rápido e versátil.

Eu uso o PHP Excel

Precisa exportar em Excel? (Todo dia um cliente me pede isso!) use o PHP Excel. Essa classe tem tudo que você precisa para gerar arquivos compatíveis com o OpenXML da Microsoft.

Eu uso o ODF-XSLT

Se você precisa gerar relatórios, cartas, planilhas etc.. etc..  Use essa biblioteca e gere os documentos no formato compatível com o OpenOffice integrando seus aplicativos web com uma potente suite de escritório no desktop.

Eu uso o WideImage

Para manipulação de arquivos de imagens a melhor que conheço é o WideImage.

Eu uso o pChart

Para gerar gráfico o pChart é a melhor opção que conheço, Você pode obter os dados diretamente de uma query SQL, um arquivo CSV ou gerar por conta própria, os gráficos gerados têm excelente qualidade.  Uma alternativa, com a qual tive muito pouco contato é o PHP/SWF Charts.

Segurança

Eu uso o PHP Security Scanner

O PHP Security Scanner  é escrito em php e faz uma busca no seu código para indicar possíveis vulnerabilidades.

Eu uso o PHPIDS

O PHPIDS (PHP-Intrusion Detection System) foi escrito em PHP  e é um layer de detecção de intrusos. Ele não vai impedir tentativas de entrar no seu site mas vai, eficientemente, reconhecer e informar qualquer tentativa de ataque e reagir a essa tentativa automaticamente seguindo suas instruções.

E você usa algo diferente?

2 thoughts on “Php mais produtivo? Sim você pode :)

Comments are closed.