Pequena FAQ sobre a Gripe Suína

Standard

O que significa H1N1?

O “H” refere-se à proteína hemaglutinina viral, e os “N” refere-se à proteína neuraminidase (enzimas). Existem H1N2, H3N1, H3N2 e H2N3 estirpes de gripe suína endêmica em populações de suínos.O que aconteceu com a gripe das aves? Cepas de gripe aviária ainda estão por aí, estes vírus existem em espécies hospedeiras na Ásia e têm o potencial de evoluir para o homem.

Pig milk
Creative Commons License photo credit: treehouse1977

Por que porcos?

Os vírus da gripe existe de forma endêmica em suínos, assim como aves e outras espécies. A atual cepa de vírus de gripe suína, é endêmica na população de suínos no México e agora se espalhou para as pessoas.

Já tivemos gripe suína antes?

Gripe suína é conhecida há anos e comumente infecta pessoas que trabalham com suínos.

Houve um surto na base militar de Fort Dix na década de 70 do século passado que matou vários soldados, hospitalizou outros e provocou uma campanha de vacinação em massa. Em 2007 houve outro surto e existem registros anteriores a 1930

Esse vírus é resultado de engenharia genética?

Pouco provável. Praticamente impossível. A tecnologia conhecida atual não atingiu o ponto de mixar partes de vírus diferentes em um vírus novo. Esses boatos são fruto da ignorância. Observe que eu falei: Conhecido e praticamente. 🙂

E como ocorreu essa mistura?

O vírus da grip contem o genoma segmentado em oito partes de RNA. Se dois vírus de cepas diferentes infectam a mesma célula, seus descendentes terão seus RNAs misturados dando origem a espécies novas. Os porcos são uma cornucópia de vírus da gripe de cepas diferentes. Tudo que é necessário é que a cepa evolua em uma espécie capaz de infectar seres humanos. Essa não é a primeira nem a última vez.

Onde estão ocorrendo os casos?

A internet está em polvorosa com essa gripe. Notadamente os sites dos EUA e Europa. Uma das formas mais interessantes de acompanhar o espalhamento da gripe foi feita com o google-maps e pode ser vista aqui. Um dos assuntos mais ativos no Twitter é #swineflu.

Posso pegar gripe suína comendo carne de porco?

Não, o contágio se dá pelo ar. De porcos para humanos e. ao que parece o novo vírus se propaga entre humanos, também pelo ar ou pelo contato de objetos contendo o virus.

O que os países estão fazendo para se proteger?

Eua, Nova Zelândia e Espanha já estão colocando em quarentena as pessoas que apresentam qualquer sintoma de gripe e que vieram do México. O Brasil, criou um gabinete permanente para acompanhar o surto da doença.

Quais são os sintomas?

Até agora os mesmos sintomas de uma gripe comum forte, com febre, dores no corpo, nariz escorrendo e espirros. Update: Acabei de ouvir na rádio alemã que algumas pessoas têm diarréia e vômitos e outras apenas febre e mal estar, o que torna difícil o diagnóstico pessoal. O médico informou que o doente se sente cansado e febril e acreditando tratar-se de uma gripe comum não vai ao hospital até que seja tarde demais. O período de incubação é de 10 dias.

É mortal?

Sim, mas apenas em casos onde o doente não recebe atendimento médico ou quando existem complicações prévias ou durante o tratamento.

Como posso me proteger?

Até o momento, não tivemos um único caso no Brasil. As medidas de prevenção são as mesmas da gripe comum. Evite ficar perto de pessoas espirando e lave bem as mãos sempre que tocar em objetos em ambientes públicos. Update: Acabei de ouvir um especialista reforçando: LAVE AS MÃOS. Saiu de casa, lave as mãos, andou de ônibus, carro, metro, foi a escola, mercado, bar da esquina. LAVE AS MÃOS e, principalmente não passe as mãos no nariz, olhos e boca. Não entre em pânico, o pânico não ajuda em nada, reduz sua capacidade de raciocínio e dificulta a solução do problemas. Tenha medo, o medo salva vidas.

E quem é você para falar disso?

Não sou médico. Nem cientista. Apenas procurei uma faq como essa e não achei e traduzi alguns sites e parte da faq do CDC para o português.

Posso fazer alguma coisa?

Pode. Divulgue, converse com as pessoas e, se for médico ou cientista corrija a minha faq ou crie sua própria faq e divulgue. Informação é uma arma poderosa para combater doenças.
Update:
Como posso saber mais?
O Pessoal do Science Blogs Brasil está fazendo um excelente trabalho disponibilizando informações detalhadas em linguagem simples sobre a doença. Aqui e aqui estão dois bons exemplos.