Para ver um microcomputador funcionando, transistor por transistor

Standard

Ainda na minha seara de satisfazer as curiosidades do meu filho sobre eletrônica, computação, física etc. e etc e mesmo sem saber de onde ele tira estas coisas acabei encontrando outra boa dica. Um site com uma simulação que apresenta, visualmente, o comportamento de um microcomputador 6502, transistor por transistor enquanto o programa roda.

O 6502, para quem não sabe, foi um dos primeiros chips de sucesso neste mercado. Podemos dizer, sem medo de errar que foi o chip responsável por criar o mercado de computadores pessoais. O Apple II da Apple Computers e o Atari 2600 usavam este chip. Não preciso dizer mais nada…

Custando Us$20,00 quando chegou ao mercado em 1975 o 6502 era um computador de 8 bits com barra de endereços de 16 bits, desenvolvido em tecnologia CMOs, o pequeno chip mudou o mundo.

Tenho aqui guardadas muito boas lembranças do meu primeiro Apple II e das dezenas de interfaces e programas que produzi para ele. Notadamente todo o “ERP”, incluindo folha de pagamento de uma rede de lanchonetes com 60 funcionários que rodava integralmente nos 48kbytes de memória. Falando assim, nem eu acredito.

6502

Voltando a vaca fria…

O site Visual 6502 disponibiliza diversas imagens das diversas camadas de fabricação do chip e uma animação em javascript que permite acompanhar o funcionamento do chip em tempo real. Ou quase, dependendo apenas da velocidade e memória do seu computador, e o browser que você usar. Nem tente o Ie. 🙂

Se você quer se aprofundar um pouco mais, pode pegar um dos cores disponíveis em código aberto, rodar um simulador verilog ou queimar um fpga. Mas, essa avenida eu só pego em salas de aula ou quando o moleque descobrir que isto existe.