Para que serve um pdf que não pode ser impresso.

Standard

A WWF criou um formato de arquivo, variação do pdf, que não pode ser impresso. Para que diabos, serve isso?

Funciona assim, você visita o site acima, baixa um programinha que instala uma nova impressora no seu computador. Quando tiver que imprimir alguma coisa, escolhe esta impressora e, em lugar de imprimir em papel, imprime no novo formato. Se por acaso, em algum momento quiser imprimir este  arquivo de verdade, no bom e velho papel, isto não será possível.  Parece boa a ideia. Eu apoio. Simplifica as coisas.Infelizmente só para o Mac.

No Windows e seus derivados, você pode usar o pdf creator basta baixar e instalar. Ele também cria uma impressora virtual que permite que você imprima em Pdf, verifique as propriedades, você pode alterar o direito de impressão em segurança. O efeito será o mesmo do novo formato.

No linux, especificamente no ubuntu, você precisará instalar o pacote cups-pdf. Também aqui, você pode verificar as propriedades do arquivo e impedir que ele seja impresso.

A inciativa da WWF é louvável e admirável por que facilita as coisas. Facilidade leva ao sucesso.

O cara DePijama acha que o efeito na natureza será muito pequeno. A imensa maioria do papel impresso no mundo tem origem em áreas replantadas, com cultivo controlado. No máximo, se tivermos sucesso absoluto, mudaremos de uma cultura  para a produção de papel para um outra cultura qualquer que pode ou não ser mais eficiente na absorção de carbono ou na emissão de oxigênio. Ainda assim, tem o mérito de fazer as pessoas pensarem no assunto e se convencerem da importância dos pequenos atos. Gente convencida tem muito poder!

Um pdf que não pode ser impresso serve para salvar o mundo, e você pode fazer isso hoje.

fonte: Fayerwayer