Outra foto de planeta fora do sistema solar

Standard

A primeira, digna de nota, publicamos aqui. Não era lá grande coisa. Coisa de astrônomo. Do tipo: Se você olhar bem, esse pontinho aqui… etc.. etc..

Hoje a coisa mudou.

Astrônomos do observatório Gemini confirmaram e alardearam aos sete ventos que uma foto de 2008 é, na verdade, a primeira foto direta de um planeta fora do sistema solar. Trata-se de um planeta com aproximadamente 8 vezes o tamanho de Júpiter orbitando a uma distância de 300 vezes maior que a distância que a Terra está do sol.  Com essa gravidade toda e essa distância toda, não se espera encontrar ninguém assistindo a copa do mundo por lá…

Este planetinha, posso chamar assim? Uma questão de intimidade. Se encontra orbitando a sua estrela a 500 anos luz de distância. A distância em que o planetinha (insisto com a intimidade)  se encontra da sua própria estrela, para os íntimos a 1RXS 1609 também é curiosa e está provocando pesadelos nos defensores das teorias de formação de sistemas solares.

Nem preciso dizer que a foto que ilustra esse artigo é resultado de horas e horas de tratamento de imagem. Não por mim, pelos amáveis astrônomos que converteram aquelas coisas que eles chamam de fotos em algo que nós meros mortais também possamos identificar. Então, fica, mais uma vez, confirmado: Esse negócio de planeta orbitando estrela é comum  e vulgar. Agora só falta achar um cheio de gente verde ou de orelha pontuda. Afinal, não é de hoje que suspeitamos que exista o planeta Vulcano.