O que significa Ubuntu

Standard

Desde que a Canonical lançou o Ubuntu eu tenho tentado entender o que significa essa palavra para o povo africano. Li e re-li várias definições a oficial: Humanidade para os outros, tem menos significado que ubuntu. Afinal, eu gostaria de um pouco de humanidade também.

Entendendo as palavras mas, não o conceito e acreditando que seria um pouco mais complicado que isso, procurei na Wikipédia e as explicações que encontrei não adiantaram muito:

Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos

Esta é uma definição de Desmond Tutu. E tudo que consigo pensar quando leio ísso é que ubuntu é algo que se pega. Como se fora um resfriado que faz a vítima se preocupar com os outros.

Encontrei essa definição dada pelo Nelson Mandela em pessoa que está no fim deste artigo em vídeo. E, confesso, ainda não tinha entendido. Veja lá… eu espero.

Hazyview
photo credit: paffy

Na Latinoware, um amigo fanático por debian tentou me explicar. – Ubuntu é uma palavra sulafricana que siginifica: Sistema para quem não sabe debian. Maldade, pura maldade, consegui ver uma gota furtiva e verde de inveja escorrendo pelo canto dos lábios.

Hoje encontrei um velho amigo. Sulafricano. Não o via há dez anos, desde que mudei para Curitiba. De passagem por aqui, me visitou e fomos almoçar juntos. Veio para o Brasil fugido do apartheid  ainda na década de 70, é uma daquelas pessoas com quem vale a pena conversar e por quem a vida não passou em branco. Não entende nada de software, nunca tinha ouvido falar em Linux e, entre uma cerveja e outra taquei: Você sabe o que significa Ubuntu?

Coçou a cabeça, fez uma expressão de surpresa e disse:

significa que eu sou como sou por que você é como é

. Pergunto de onde eu tirei isso e depois continuou falando sobre a história da Africa do Sul, política, etc.. etc.. etc..

Nada como falar com gente inteligente.

5 thoughts on “O que significa Ubuntu

  1. Fraga

    Boa noite Sr. Alcantara.   Sou do Rio de Janeiro-RJ, sou um usuário comum de computadores e, há cerca de 5 ou 6 anos venho me aventurando no universo Linux.   Há muito mais tempo sou usuário de Windows e, neste SO tive minhas primeiras experiências com o mundo dos computadores.   Quando comecei a trilhar as diversas distribuições Linux e, conheci o Ubuntu, obviamente, como muitas pessoas, estranhei o nome e, há alguns dias, instalando uma das mais recentes versões da distribuição, surgiu-me a curiosidade de verificar a origem da palavra.   Como o senhor, encontrei diversas explicações plausiveis, porém, não muito convincentes.   Até, que, deparei-me com a “sua” explicação.   De todas, sem dúvidas, a mais “sonora”.   Como diz o velho ditado popular, “o mais simples, geralmente, é o melhor.   Abraços e, parabéns pelo post.   Fraga – Rio de Janeiro-RJ

    • frankalcantara

      OI Fraga, 
      Muito obrigado por ler o DePijama e por suas gentis observações. As vezes demora mas, se a gente não desiste acaba conseguindo. Minha relação com o Ubuntu é antiga, da primeira versão e, levei muito tempo procurando um significado com significância. Fico devendo esta aos amigos simples do dia-a-dia que estão sempre surpreendendo a gente. abçs

Comments are closed.