O que é RSS feed?

Page

Antigamente!

Nos tempos de ontem quando você precisava de uma música, de uma notícia, de um vídeo tinha que ir até o site onde essas informações estavam disponíveis.

Era o tempo dos portais gigantes. Das horas perdidas em busca de uma informação.

Esse tempo passou. Um dia alguém pensou em como fazer um sistema que as pessoas não precisassem preder tanto tempo procurando as informações desejadas.

Hoje em Dia!

Hoje em dia a informação vai até você.

Foi criado um protocolo de troca de informações chamado RSS (Rich Site Summary ou sumário rico de sites). Que permite que você receba uma lista reduzida do conteúdo dos seus sites preferidos e só frequente os sites que tem algo que realmente lhe interessa.

E como faço para ter esse tal de RSS?

Primeiro você precisa de um leitor. Existem vários online, o O Google Reader é gratuito e cada dia mais pessoas usam mas, você pode ter um leitor no seu site de relacionamento ou diretamente no seu navegador.

Você já tem Leitor online? Clique no ícone e Assine!


Add to Google Reader or Homepage

Add to netvibes
Subscreva-se em NewsGator Online

Subscreva-se em Bloglines
Subscreva-se em Rojo

Add to Pageflakes
Add to My AOL

Tanto o Internet Explorer quanto o Firefox possuem leitores internos que permitem incluir um rss feed diretamente no seu menu de favoritos. Assim você verá apenas os títulos referentes ao conteúdo novo dos seus sites preferidos. Nos dois casos a operação é simples. Procure por um ícone como esse mostrado a direita, ou com esses mesmos símbolos e clique nele. O resto é interativo. Se o icone não estiver disponível na barra de icones do explorer ou na barra de enderços do Firefox é por que o site não disponibliza esse serviço.

Outra coisa que você deve ter em mente é que os sites têm interesse que você assine o RSS deles. Assim, a maioria deles disponibiliza um link de fácil acesso para isso.

Nós optamos por ter nosso RSS no Feedburner, um site que permite alguns controles extras sobre nossos feeds e fornce duas páginas prontas para que você possa assinar nossos feeds. Além de Links para os serviços mais comuns. Agora que já entendeu o que é um RSS, você deveria assinar nosso Rss Feed. Ou poderia assinar o serviço de envio de notí­cias por e-mail.