Nuvens no horizonte do Linux

Standard

Contrariando as expectativas nem sempre o Linux navega em céus de brigadeiro. Existem algumas empresas dispostas a encher o horizonte de nuvens.

logo do gosCalma. Estou me referindo a tendência mais recente no mundo da computação o Cloud Computing ou computação em nuvens. Um fenômeno moderno na coisa de processar, armazenar e compartilhar dados. Que pode ter suas origens traçadas desde o bom e velho Napster até os aplicativos baseados na Internet dos dias de Hoje. Tenho um amigo que diz que isso tudo é bobagem, que já fazíamos isso na década de 60, mas isso é papo para outro post.

O rebento mais novo nessa família é o gOs Version 2.0 Rocket. Baseado no Ubuntu (leia-se Gnome) e com um desktop simplificado, o bichinho foi produzido para facilitar o uso dos aplicativos online do Google sem abrir mão de alguns aplicativos desktop campeões de audiência. Um ponto interessante é a inclusão do Google Gears para uso offline dos aplicativos online. Ou seja, para você continuar trabalhando mesmo quando estiver longe da sua amada conexão.

O destaque nesse lançamento é que, ao contrário da maioria das distros, essa já vem com hardware padrão fazendo uma dobradinha. A Good OS LLC lança junto com o gOS uma máquina com o hardware ideal, totalmente compatível e certificado, para uso com seu sistema operacional. Fazendo desta distro a primeira que eu tenho conhecimento, que usa a mesma estratégia de vendas da Apple.

Mesmo assim, não esqueça é um Ubuntu, pode ser baixado e testado sem dó nem piedade. Mas como o negócio deles é a venda de hardware, acho pouco provável que seja simples e trivial a instalação de drivers para outros hardwares. Ou seja, provavelmente sua webcam vai dar trabalho.

Estará disponível na CES, hoje, dia 7 de Janeiro de 2008 em pouco mais de 8hs.