Novell vai fazer seminários sobre interoperabilidade.

Standard

Há dois anos a MIcrosoft e a Novell assinaram um acordo para troca de tecnologia e direito de uso de tecnologias para a criação sistemas para criar uma camada de interoperabilidade entre os mundos dos software livre e proprietários.

Novell Linux Penguin
Creative Commons License photo credit: oswaldo

Mesmo com o pouco que sei deste acordo, o vejo com bons olhos.

Vivo em um mundo misto onde a grande maioria dos meus clientes ainda usa sistemas proprietários e diariamente sou forçado a criar uma “camada de interoperabilidade” por minha própria conta para instalar um servidor aqui, controlar uma impressora ali ou simplesmente fazer a implantação de algum sistema em uma plataforma totalmente fechada.  Assim, vejo com bons olhos, qualquer iniciativa que possa permitir mais e melhores negócios para as empresas e pessoas que se dedicam ao software livre e de código aberto. Mas, confesso que sei muito pouco sobre esse acordo e sobre o que essas duas empresas estão fazendo.

E você? Já entendeu? Tem uma opinião formada? Não, então aqui está uma oportunidade.  A Novell vai patrocinar dois seminários sobre o assunto. Neste seminários vão falar sobre o acordo e demonstrar as tecnologias que estão sendo desenvolvidas em comum. Virtualização, Gerenciamento de Identidades, Gerenciamento de sistemas, Interoperabilidade de documentos.

Gerenciamento de Identidades e Interoperabilidade de documentos me interessam diretamente. Infelizmente não estarei presente em nenhum dos seminários. Um será em Porto Alegre no dia 27 de novembro de 2008 e o outro em Belo Horizonte, no dia 26 de novembro de 2008.

Link Original.