Nossa galáxia em rota de colisão. Nada de pânico!

Standard

Nossa querida galáxia, a Via Láctea está em rota de colisão com a galáxia de Andrômeda (M31). As duas estão se aproximando a uma velocidade de aproximadamente 120 km/s mas, não se preocupe, a colisão não acontecerá em menos de 3 bilhões de anos.

Podemos, com certeza, afirmar que as galáxias estão se aproximando, mas não temos como determinar se elas vão realmente colidir ou apenas passar perto uma da outra. Para isso teremos que entender melhor a influência da matéria negra e da energia negra no movimento dessas galáxias. E só então poder afirmar com certeza se e quando a colisão ocorrerá. De qualquer forma, circula na internet essa excelente simulação de como poderia ser uma colisão desse porte.

Uma outra simulação considerando 100.000.000 de partículas (estrelas) pode ser vista nesse filme realizado por um super computador. Esta simulação contém um total de 100.000.000 (cem milhões) de partículas e mostra os efeitos da gravidade nos braços das espirais das duas galáxias e a grande galáxia elíptica resultante.

Veja a simulação no fim da página!!!

Notícia Original

One thought on “Nossa galáxia em rota de colisão. Nada de pânico!

Comments are closed.