Netbook com a tela rodada dá um excelente leitor de livros

Standard

Programinha roda a tela do Asus EEE e o transforma em um excelente leitor de e-books.

O site  Telereado.org, que por algum destes mistérios de dona Milú está na minha lista de rss, reportou a existência de um programa chamado EeeRotate que quando executado roda a tela  do netbook 90 graus no sentido contrário ao movimento dos ponteiros de um relógio. Mudando a relação alturaxlargura de forma que obtemos uma tela na mesma proporção de uma página de livros.

Infelizmente o programinha só roda no Windows XP mas, acredito que não demora muito para termos notícia de versões para linux.

Fui correndo ver a página do criador do programa para ver se ele não estava na Latinoware no ano passado. Passamos quase duas horas em uma churrascaria discutindo exatamente como poderíamos fazer isso e as vantagens. 🙂

Existem outras soluções, o próprio artigo destaca o FBReader.  A vantagem do EeeRotator é que uma vez que o programa rode, todos os aplicativos rodarão normalmente na nova varredura.

Enquanto os fabricantes de netbook não percebem a utilidade de um acelerômetro nessas maquinhinas vamos vivendo com as soluções alternativas.

A foto deste post é de David Rothman