Negócio do Mês: Microsoft vai Distribuir a Barra do MSN com o Java

Standard

A Microsoft acaba de anunciar um acordo para a distribuição da barra de acesso ao MSN para o Internet Explorer com a Sun. Os valores envolvidos ainda não foram divulgados.

A primeira vez que um usuário fizer o download do Java Runtime Environment (JRE) para o Internet Explorer,  será ofertada a possibilidade da instalação em conjunto da barra de acesso ao MSN. Claramente essa é uma estratégia para aumentar o número de usuários da rede MSN através do uso dos 100 milhões de downloads que o Java teve no ano passado.

A estratégia de incluir essa opção em um produto que, ao longo dos anos, tem sido combatido e repudiado pela Microsoft mostra a preocupação da empresa com a sua estratégia web principalmente o mercado de search. Destaque-se que os usuários que optarem pela instalação da barra do MSN poderão optar pelo uso do Live Search como mecanismo de busca padrão.

O melhor de tudo é que esse acordo substitui um acordo muito lucrativo que a Sun tinha com o Google desde 2005. Ou seja, deverá aumentar a fatia da Microsoft no mercado de buscas, tirando oportunidades do principal concorrente.

Talvez um pouco de história seja interessante para clarear um pouco as coisas e mostrar a importância deste acordo.

Em 1997 a Sun processou a Microsoft alegando que esta tinha usado a tecnologia Java de forma errada, violando licenças e patentes. Em 2001 a Microsoft encerrou o caso com um acordo de US$20 Milhões. Um ano depois a Sun entrou com um processo privado contra a Microsoft por tentativa de monopólio, esse caso foi encerrado por US$1,95 Bilhões em 2004. Desde então a natureza das relações entre a Sun e a Microsoft só tem melhorado.

Para mim, esse tipo de estratégia não é nenhuma surpresa e para você?

Link Original