Nasce o primeiro worm do OpenOffice

Standard

A Apc Magazine reporta o surgimento do primeiro worm para o openoffice. Trata-se de um worm desenvolvido como prova de conceito que usa o StarBasic para fazer o download de uma imagem “indecente” em jpeg de um homem usando um traje de coelho e fazendo gestos eróticos.

O indecente ai de cima é do artigo original. Para mim, pessoalmente indecente é o que eu escuto e assisto nos telejornais brasileiros todos os dias.

A infecção tem baixo risco e ocorre apenas quando o usuário desprevenido abre um arquivo específico. O que deve deixar o pessoal de Redmond exultante, já que esse é exatamente o mesmo processo de contágio que é usado há anos contra os aplicativos Microsoft. O worm em questão tem capacidade de infectar todos os sitemas operacionais onde o OpenOffice roda, colocando scripts de linguagens diferentes em lugares diferentes dependendo do sistema operacional onde o OpenOffice está instalado.

Ou seja, mais que um problema por si. O worm é um problema por criar uma nova demanda para sistemas de software aberto. Apesar do baixo risco envolvido para os usuários fica aberta uma porta para novos problemas.

O worm foi descoberto e catalogado pela Sophos.