Moonlight Beta 1, Disponível em Breve.

Standard

A equipe de desenvolvimento do Moonlight anunciou a criação do branch da versão 1.0 e deve liberar a versão beta 1 em poucos dias. Alguns acreditando que uma versão beta 2 não será necessária e já iniciando os trabalhos da versão 2.0.

O Moonlight é a realização em software livre do Silverlight focado em ambientes Linux e Unix rodando X11. Essa iniciativa patrocinada pela Novell teve um grande impulso depois que foi firmado um acordo de colaboração entre essa e a Microsoft que garantiu acesso aos testes executados pela Microsoft e ao licenciamento de alguns codecs proprietários para uso no Moonlight.

Mono Ream and ProjectO Silverlight é uma iniciativa da Microsoft para criar um ambiente de desenvolvimento e operação de aplicativos de interface rica em ambiente web, incluindo aí reprodução de vídeo e áudio. Se ainda não entendeu, o par Silverlight/Moonlight são as tecnologias da Microsoft/Novell para disputar o mercado de interfaces ricas para web. Um mercado cujo tamanho é desconhecido, mas que pode determinar o futuro de todos os negócios e a forma como será realizado o acesso a informação nos anos que estão por virbo.

Atualmente o Moonlight 1.0 está licenciado sob a LGPL, A versão 2.0 conterá partes licenciadas em LGPL e MIT/X11 e os codecs serão licenciados e distribuídos diretamente pela Microsoft para uso do Moonlight.

Não dá para não se apaixonar pelo que está sendo feito pelo pessoal da Novell quando escutamos o Everaldo Canuto falando. Na última Latinoware ele esteve presente na sala dos palestrantes e em dezenas de reuniões mostrando o Suse Linux Enterprise, distribuindo e instalando o Opensuse e fazendo um verdadeiro trabalho de evangelização sobre o Mono/Moonlight. E devo dizer que convenceu várias pessoas importantes das diversas comunidades latinas que estiveram na Latinoware inclusive eu.

Somos amigos há vários anos sempre acompanhei com respeito e distância o trabalho dele no Mono não pela tecnologia, mas pela companhia.

Esse último encontro me convenceu, vou experimentar o Moonlight e ver o que consigo fazer com ele.