Mini Usinas Nucleares Capazes de Alimentar 20.000 Casas

Standard

Os cientistas dos laboratórios de Los Alamos, o mesmo laboratório responsável pelo desenvolvimento nuclear americano incluindo as duas primeiras bombas nucleares desenvolveu uma tecnologia de reatores nucleares minúsculos e licenciaram esta tecnologia para uma empresa a Hyperion.

Reator Nuclear em MiniaturaTrata-se de um reator fechado, sem peças móveis, sem reposição de aproximadamente 1,5 m de altura que ficará lacrado dentro de um invólucro de concreto e enterrado no solo. Capaz de gerar 20Mwe ou aproximadamente a energia necessária para alimentar 20.000 residências típicas americanas.

Os planos da companhia incluem gerar energia ao custo de US$0,10 o Kw/h em qualquer lugar do globo. Com os reatores funcionando a meia potência seria possível alimentar 10.000 casas o que teria um custo inferior a US$250,00 por residência a cada 5 anos. Depois deste tempo o lixo radioativo produzido será do tamanho de uma bola de softball e, segundo a empresa, um excelente candidato para programas de reciclagem.

Já comentamos uma iniciativa parecida da Toshiba há alguns meses. Na época achava uma péssima idéia e continuo achando.

Recapitulando: Reator Nuclear, 20Mwe, enterrado no solo, selado. Cinco anos sozinho. O que poderia sair errado?

Notícia Original