Microsoft, Yahoo! e Google: Enquanto os caras estão dormindo 2 …

Standard

Já vimos o tamanho da empresas agora que tal dar uma geral no que elas representam em serviços na Web? Afinal, é isso que interessa. São esses serviços que vão empurrar as redes de anúncios online e farão com que essas empresas faturem. Pelo menos o grosso do faturamento ainda vem de anúncios.

Buscas: Search.yahoo.com + Live.com / Google.com

Os sites de busca das duas empresas. Ambos tentaram adotar o design minimalista do Google e modificaram seus algoritmos de busca para melhorar o desempenho. Nenhum dos dois ainda entendeu o mistério do Google. O que eles ainda não perceberam foi que o Google lançou todo esse mercado de redes sociais, muito antes de se falar sobre isso, embutido no algoritmo de busca. Sem a necessidade de qualquer interferência dos usuários exceto, seu próprio uso da Internet. Acho que os engenheiros tanto do Yahoo! quanto da Microsoft deveriam ver esse vídeo.

E-Mail: Yahoo mail + Hotmail / Gmail.com

Ambos serviços são muito bons, a interface do Yahoo! é melhor e mais rápida, ambos se apóiam no inter-relacionamento de serviços para manter os serviços de e-mails competitivos contra o Gmail. O Gmail continua crescendo exponencialmente por causa da facilidade de uso (mesmo com a interface horrível) e graças algumas brechas que o Google mantém no Gmail, como a facilidade de se criar plugins para integração com outros serviços ou para burlar o uso do Gmail.

Mapas: Yahoo Local Maps + Live Search Maps / Maps.google.com

Até pouco tempo o Live Search Maps era muito melhor que o Google Maps. Mesmo tendo começado muito depois os mapas eram mais precisos e o site muito mais rápido (pelo menos do meu ponto de conexão). Recentemente o Google retomou a preferência americana incluindo serviços como preço de gasolina, tempo e transito e mais recentemente ainda dados sobre terremotos. A tendência, no momento é que o Google Maps continue a ser, de fato, a fonte de consulta em mapas. Já é mais fácil para mim localizar uma rua em Curitiba usando o Google Maps que qualquer outro serviço na internet, mesmo os serviços locais.

Mapas: Flickr + Live Spaces / Picasa

Aqui o Picasa ainda perde feio. Flickr é o nome do campeão. Há alguns meses a Microsoft vem trabalhando no Live Spaces e já tem um serviço excelente de hospedagem de fotos, voltado para a facilidade. Peca no excesso de integração com os outros serviços do Lives. O Picasa, apesar de ser um dos melhores software para gerência e tratamento de imagem para pessoas não técnicas ou não artísticas (como eu) não decolou na internet. Muito provavelmente por que se apóia em um aplicativo desktop. Eu apostaria em uma fusão Flicker / My Space como sendo o serviço campeão nessa área.


Preferidos: Del.icio.us + Listas / Google Bookmarking

O Google ainda não levou esse serviço de bookmarks a sério, nem me lembro o nome correto do serviço deles. Sei que tem algo lá na página personalizada mas nunca usei. O Listas então, nem se fale a primeira vez que ouvi falar foi nesse artigo que estou usando de base para escrever o meu.

Já o Del.icio.us, domina esse mercado com vantagem assombrosa. A facilidade de integração com o Internet Explorer e com o Firefox mas a API aberta e a interface extravagantemente simples fizeram com que esse fosse o serviço preferido de 10 em 10 nerds.

Video: Yahoo Video + Msn Video / Youtube + Google Video

Aqui é covardia, pode juntar todo mundo que não dá meio youtube. A Grande vantagem do Google foi ver isso antes dos outros e comprar logo o YouTube e esquecer o tal do Google Video. Pode ser que eu queime a língua já que aos poucos o Google está integrando o YouTube com o Google Video. Mas, até que um dos gigantes faça algo completamente novo e surpreendente na área de hospedagem e compartilhamento de vídeo o YouTube vai continuar reinando. Por pura inércia.

Redes Sociais: Mash + Wallop / Não sei? O Google tem isso? A lembrei Orkut.

Junta tudo em um saco só e jogue fora. A Microsoft tem uma parceria velada com o MySpace, mas na área política que no mercado propriamente dito, vai dominar o mercado quem comprar, logo, o FaceBook e / ou o Linkedin. O Orkut é um sucesso no Brasil, mas só no Brasil. Lá onde está a grana, o Orkut, apesar de ter criado o conceito amarga um terceiro lugar humilhante. O Google tem chances de fazer frente ao FaceBook se integrar melhor o Gmail/Google Reader/ YouTube com o Orkut.

Blogs: Yahoo 360 + Microsoft Live Spaces / BlogSpot

Comparado com os dois concorrentes, o Blogspot é imbatível. O Concorrente de respeito do Blogspot é o WordPress. A companhia resultante da fusão deveria coçar o bolso e comprar logo o WordPress.

Mensagens Instantâneas: Yahoo Instant Messenger + Msn Instant Messenger / Gtalk

O Gtalk usa o protocolo aberto Jabber e vem crescendo no rastro do Gmail. Sua integração com o Gmail e o uso do protocolo aberto favorecem esse crescimento mas, a base instalada de MSN/ Yahoo! Instant Messenger é gigantesca. Todo mundo tem o MSN, pode até não usar, manter escondido por vergonha mas tem a conta no Hotmail ou no Lives. Se a Microsoft/Yahoo! conseguir a façanha de integrar os dois serviços com um protocolo “aberto” integrando ambos em uma plataforma de e-mail/redes sociais/vídeo então a coisa vai ficar feia para o Google.

Estes são os serviços principais, ainda podemos falar de mobilidade, serviços de integração de serviços (mashups), autenticação e escritórios online. Todos esses serviços são importantes e estão no dia-a-dia da internet, lá nos EUA, aqui no Brasil e no resto do Mundo. Todos, até agora, com o objetivo de distribuir anúncios via web. O que nos leva ao ponto principal.

Redes de Anúncios: Righ Media + aQuantative / adSense

As duas redes juntas vão fazer frente a o adSense. Sem sombra de dúvida. E o medo disso é tão grande que o Google já botou as mangas de fora e começou a campanha contra.

Se esse artigo tiver sucesso, com comentários e Page views, eu volto ao assunto e detalho o resto dos serviços envolvidos.

Se você está perdido, comece aqui.

Para ganhar dinheiro com seu Blog.

2 thoughts on “Microsoft, Yahoo! e Google: Enquanto os caras estão dormindo 2 …

  1. Everaldo Canuto

    Excelente artigo mas devo discordar quando diz que a interface do GMail é horrível, no começo eu tive a mesma impressão e até tardei a usar o GMail, isso porque ele era (é) diferente e isso claro causa sempre certa relutância.

    O fato é que a interface do google é muito mais rápida do que hotmail e yahoo mail e ainda tem recursos interessantes que depois que você começa a usar ele acaba se tornando o melhor cliente de e-mail. Hoje eu uso o gmail como cliente de e-mail até de outras contas minhas e digo que de horrível ele não tem nada.

    Mas é claro… gosto é algo que não dá para discutir 🙂

    Abraços

Comments are closed.